Programa de Inovação do TCU: Instituto Tellus realiza curso de design de serviços públicos para instrumentalizar servidores do órgão

MOCKUP-CAPA-Programa de Inovação do TCU

Uma iniciativa do Tribunal de Contas da União com parceria técnica do Instituto Tellus deu origem ao Programa de Inovação do TCU. O projeto partiu do propósito inicial de instrumentalizar os servidores do órgão na metodologia para o modelo mental da inovação e design de serviços públicos.

Com essa proposta em mente, foi desenvolvido um curso com abordagem humanística para solução de problemas complexos a fim de apoiar o Laboratório de Inovação vinculado à Escola de Governo do Tribunal.

Neste artigo, trataremos sobre o desenvolvimento do projeto nas suas diversas etapas, os resultados e insights que ele trouxe e as entregas realizadas no seu fechamento pela equipe Tellus.

A preparação para o curso e a largada do Programa de Inovação do TCU

O pontapé inicial do Programa de Inovação do TCU foi dado com o início da preparação para o curso, que incluiu três tópicos:

Guias

  • Escolha dos desafios;
  • Local do curso;
  • Seleção dos participantes.

Reuniões

  • Calls e encontros presenciais para alinhamento.

Tempos e movimentos

  • Desenvolvimento do conteúdo e programação do curso.

Ainda nesse momento inicial, foram criados os templates que foram utilizados durante os encontros. Essas ferramentas – como mapa de atores, matriz de hipóteses, certezas e dúvidas, mapa de empatia, persona, jornada do usuário e matriz de definição do problema – são muito importantes, pois ajudam na facilitação do aprendizado. 

Além dos templates, o Instituto Tellus também planejou e produziu todos os materiais para os 25 participantes, que foram divididos em três equipes. A cada uma foi atribuído um desafio inicial relacionado ao intuito do projeto:

  1. Como podemos desenvolver e/ou ampliar o senso de sentido/propósito do trabalho dos servidores do TCU, para que tenham mais clareza das ações e do planejamento do TCU?
  2. Como podemos ampliar a participação do cidadão na gestão pública, possibilitando o controle dos gastos no governo federal e garantindo a correta aplicação dos recursos públicos por meio de recursos tecnológicos?
  3. Como podemos fomentar a utilização de informações que já são do domínio do TCU pelos auditores que planejam e executam ações de controle?

Metodologia autoral do Instituto Tellus guiou desenvolvimento do curso

O conteúdo do curso teve como base a metodologia autoral do Instituto Tellus, reconhecida perante a Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura. Inspirada no Design Thinking e no Design de Serviços, ela é composta por quatro etapas: diagnóstico, exploração, co-criação e implementação.

Assim, percorrendo as fases iniciais da metodologia – diagnóstico e exploração –, os participantes do Programa de Inovação do TCU realizaram pesquisas e investigações relacionadas aos seus desafios iniciais, utilizando uma série de ferramentas:

  • Desk Research;
  • Mapa de oportunidades e prioridades;
  • Mapeamento de atores e possíveis parceiros;
  • Estrutura de governança;
  • Visitas e entrevistas presenciais;
  • Experimentações e observações;
  • Personas e infográficos de análise;
  • Definições de conceito e redefinição da pergunta-desafio;
  • Mentoria de projeto.

Leia também: Equidade na gestão pública: como promover uma participação popular mais diversa e inclusiva em projetos do setor público

Redefinição dos desafios

Após essa imersão inicial e o melhor entendimento do contexto do projeto, temos o momento de redefinição do desafio inicial. Essa revisão é essencial para dar direcionamento e foco ao objetivo com base nas reais necessidades dos usuários. Portanto, cada equipe redefiniu os seus desafios:

  1. Como poderíamos conectar os servidores com o propósito do TCU, promovendo empatia e sinergia, para atender às principais necessidades da sociedade?
  2. Como podemos engajar cidadãos e gestores para ampliar a participação cidadã no controle do gasto público, visando a excelência na aplicação dos recursos?
  3. Como podemos proporcionar meios amigáveis e simples para promover/incluir a utilização das informações existentes no TCU na rotina do auditor?
MOCKUP-MOCKUP-CAPA-Programa de Inovação do TCU

Construção coletiva de ideias e validação de soluções

Depois de passar por uma parte mais teórica, com aprofundamento no cenário para entendimento dos reais desafios existentes, os participantes do Programa de Inovação do TCU chegaram ao momento mais prático do percurso: a co-criação e a implementação.

As etapas finais da metodologia Tellus exigem trabalho colaborativo, divergência de ideias e capacidade de execução. Assim, nessa parte do curso, primeiramente, foram debatidas soluções em oficinas de co-criação e brainstormings. 

Posteriormente, foram realizados protótipos e testes das soluções e apresentados os projetos. Por fim, os participantes tiveram validações e feedbacks sobre aquilo que desenvolveram.

Ao final, também puderam participar de uma mentoria de projeto do Instituto Tellus, que teve três encontros de 3 horas com cada uma das equipes. O seu objetivo foi esclarecer dúvidas, aprofundar as etapas vivenciadas durante o curso, garantir que o modelo mental da inovação tenha sido internalizado pelos participantes, além de ajudar os grupos no caminho da implementação final de suas ideias.

Pesquisa mostrou satisfação dos participantes com Programa de Inovação do TCU

Para o fechamento do projeto, o Instituto Tellus elaborou um toolkit, com guias e diretrizes do Programa de Inovação do TCU. Além disso, também disponibilizou uma versão online do TCU Toolkit com a metodologia, as ferramentas e o conteúdo do curso também em inglês e espanhol. 

MOCKUP-MOCKUP-MOCKUP-CAPA-Programa de Inovação do TCU 2

Uma pesquisa de satisfação com os participantes do curso mostrou o sucesso da iniciativa. Além de terem feito uma excelente avaliação dos facilitadores e dos professores – para 95% dos servidores eles foram claros e demonstraram domínio dos temas –, 84% afirmou que o programa foi relevante para a sua vida profissional.