Toolkit é um conjunto de guias e diretrizes criado para facilitar a implementação de um método no desenvolvimento de projetos, como os de inovação, por exemplo. Na tradução literal, o termo significa “kit de ferramentas”.
Muito usado para implementar a abordagem de Design Thinking, o toolkit pode ter formas diversas e ser utilizado em diferentes cenários — sempre com o objetivo de auxiliar na resolução de um problema.
Em função disso, o recurso costuma ser usado com frequência como suporte em projetos de inovação. Por essa razão, neste artigo traremos algumas referências de toolkits — um deles foi, inclusive, desenvolvido pelo Instituto Tellus. Acompanhe!
Criado para o Tribunal de Contas da União, o toolkit para governo é um projeto do Instituto Tellus que apresenta seis fases para a implementação de Design Thinking em serviços públicos. Com uma coletânea de ferramentas, o sistema passa por cinco fases:
Cada fase inclui um grupo de “instrumentos”, por meio dos quais são detalhados o objetivo do processo, o tempo, a equipe, os materiais e os recursos necessários, além de um passo a passo de todo o processo.
Por exemplo, na fase 1, a ferramenta de Desk Research é utilizada para “compreender o contexto do projeto por meio de pesquisa na internet, artigos, mídia impressa etc. Essas informações alimentam a equipe para a melhor compreensão do desafio do projeto, auxiliando a construir uma pesquisa profunda e estruturar entrevistas e saídas a campo mais eficazes”.
A ferramenta também instrui o usuário sobre o tempo necessário para a realização de cada etapa, dependendo do escopo do projeto. Além do passo a passo, o toolkit também sinaliza pontos de atenção.
No caso do Desk Research, “ao iniciar uma pesquisa, é comum um assunto puxar o outro. Este aprofundamento pode trazer descobertas reveladoras. Porém, cuidado para não se perder com tantas informações. Imponha limites, determinando um tempo para esta tarefa”, alerta o material do toolkit de inovação em governo.
Além disso, em parceria com a OLACEFS e o TCU, o Instituto Tellus desenvolveu uma versão do toolkit em espanhol, com o objetivo de fomentar a inovação e design em outros órgãos de controle da América Latina. Acesse aqui o Toolkit para Governo.
Enquanto o Toolkit para Governo aborda um cenário específico — o desenvolvimento de inovação no setor público — o toolkit da IDEO é mais abrangente. Sendo assim, ele é dividido em três fases:
Além disso, o Design Kit também sugere um passo a passo para cada ferramenta, além de definir para cada uma um nível de dificuldade. Ainda, a IDEO também possui um Design Kit em formato de baralho, com 32 cartas contendo exercícios de design que você pode usar para desenvolver processos de inovação e criatividade. Acesse aqui o Design Kit.
O DIY, toolkit projetado pela Nesta, é descrito como um conjunto de ferramentas práticas para estimular e apoiar a inovação social. Trata-se de um kit sobre como inventar, adotar e adaptar ideias que entregam melhores resultados.
Segundo o material, “[o toolkit] foi elaborado a partir de um estudo de milhares de ferramentas e inclui apenas aquelas que especialistas consideram mais úteis”.
Separado por temas, o toolkit para inovação social inclui desde ferramentas mais tradicionais — como a Análise SWOT — até um Plano de Teste de Protótipos. Um pouco mais complexo que o anterior, o toolkit da Nesta reúne modelos que podem ser impressos e preenchidos, de acordo com a necessidade do usuário. Acesse aqui o DIY Toolkit.
Quer saber mais sobre design e suas aplicações? Confira o Tellus Podcast #11 com Caio Vassão:
Programa de Inovação do TCU: Instituto Tellus realiza curso de design de serviços públicos para instrumentalizar servidores do órgão
Iniciativa de Ensino Híbrido: projeto da Secretaria de Educação de SP realizado pelo Instituto Tellus impacta 500 mil jovens
Projeto de qualificação do atendimento nas policlínicas de Santos tem desenvolvimento do Instituto Tellus