Você sabe o que é Design Thinking? O termo popularizado por David Kelley e seus sócios é, hoje, amplamente utilizado em diferentes âmbitos.
A ideia deste artigo é explicar, de forma simples, essa abordagem de projeto. Sim, para nós, como você verá, o Design Thinking não se trata apenas de uma metodologia ou ferramenta — ele vai além.
No Instituto Tellus, consideramos que o Design Thinking é uma abordagem, uma forma de pensar e solucionar problemas, utilizando a empatia, a colaboração e a experimentação. Essa abordagem propõe que um novo olhar seja adotado ao nos depararmos com problemas complexos.
Acreditamos que se trata de um ponto de vista mais empático, que permite colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que, ao mesmo tempo, são financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade.
Leia também: Duplo Diamante — uma ferramenta essencial para o Design Thinking
Antes de destrincharmos um pouco mais essa abordagem, voltar algumas poucas décadas pode nos ajudar a entender melhor o conceito. Apesar de não ter criado o termo, foi David Kelley e seus sócios que popularizaram o Design Thinking pelo mundo.
Cofundador da IDEO, ao tornar mais acessível a filosofia, essência e fluxo de como os designers resolvem problemas, Kelley contribuiu para uma revolução na forma como criamos produtos, serviços, experiências e, até mesmo, como administramos uma empresa de criatividade e inovação.
Isso porque, enquanto as empresas de criatividade e inovação da época contratavam predominantemente publicitários, designers e artistas, Kelley foi buscar uma equipe multidisciplinar para assumir seus projetos. Médicos, engenheiros, artistas, músicos e tantos outros profissionais (diga-se de passagem, o próprio Kelley é formado em engenharia elétrica) compunham o mix de colaboradores da David Kelley Design, empresa que antecedeu a IDEO.
Em 1980, Steve Jobs contatou Kelley para uma tarefa: criar um mouse para o Lisa, o revolucionário computador de Jobs. Esse foi um dos diversos trabalhos que a IDEO produziu e que ficou conhecido por revolucionar o mundo. O vídeo abaixo mostra um pouco do processo de criação da IDEO. Vale a pena conferir!
Voltando ao conceito, vale dizer, ainda, que o Design Thinking é uma abordagem que vai além do projeto em si. A sua ideia é focar no ser humano para desenhar e projetar algo, ou seja, trata-se de uma abordagem focada no usuário — e o produto, serviço ou estratégia final do projeto é o resultado deste pensamento.
Em entrevista ao portal EXAME, Shunji Yamanaka, renomado designer japonês e professor da Universidade de Tóquio, afirmou que “as empresas mais inovadoras têm líderes que também pensam como designers e colocam a experiência do consumidor no centro da operação, criando valor”.
Isso lembra uma afirmação que trouxemos no texto O que é design? Uma visão além da “estética bonitinha”: a essência do design é resolver problemas com enfoque nas pessoas. Logo, quando você insere o pensamento de projeto — “Design Thinking” —, você está colocando o ser humano no centro da solução do problema.
Pode parecer complexo, mas o mais fundamental aqui é entender que o Design Thinking é uma forma de resolver problemas não a partir do que eu acho que é importante para uma pessoa, mas, sim, a partir das reais e mais profundas necessidades do outro.
>> Saiba mais sobre o projeto Competências para a Vida
Para quem quiser se aprofundar no tema, temos algumas dicas de materiais, curso e eventos que podem ser bem úteis. Confira!
Para entender ainda sobre design, também indicamos o Tellus Podcast #11 com Caio Vassão. Confira:
Programa de Inovação do TCU: Instituto Tellus realiza curso de design de serviços públicos para instrumentalizar servidores do órgão
Iniciativa de Ensino Híbrido: projeto da Secretaria de Educação de SP realizado pelo Instituto Tellus impacta 500 mil jovens
Projeto de qualificação do atendimento nas policlínicas de Santos tem desenvolvimento do Instituto Tellus