Pernambuco Convida: projeto propõe diálogos para redesenho do ensino médio

MOCKUP-CAPA-PERNAMBUCO-CONVIDA (1)

Com o intuito de conduzir um processo colaborativo para redesenhar o ensino médio no seu território, o Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), entre 2018 e 2019, investiu no desenvolvimento do projeto Pernambuco Convida.

A iniciativa, que contou com parceria técnica do Instituto Tellus, teve o objetivo de estimular o diálogo entre toda a rede de educação do Estado com as propostas definidas pela Reforma do Ensino Médio, bem como pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

Neste artigo, contaremos como o projeto Pernambuco Convida foi desenvolvido, quais resultados gerou e de que forma ajudou a propor novos caminhos para a educação no Estado do nordeste brasileiro.

Como o Instituto Tellus desenvolveu o projeto Pernambuco Convida

Como podemos cocriar um planejamento estratégico e integrativo para implementação da nova arquitetura do ensino médio de Pernambuco?”: esse foi o desafio inicial do qual partiram os trabalhos do Pernambuco Convida.

O caminho para se chegar a soluções que representassem respostas a esse questionamento passou por alguns pontos-chave:

  • Escuta de atores: série de entrevistas de profundidade e oficinas de escuta estruturadas a partir da pesquisa inicial para compreender a realidade local;
  • Mapa de cenário para o redesenho do EM: apoiar o desenvolvimento de um mapa de cenário que apoie e possibilite o redesenho do EM em Pernambuco;
  • Possibilidades de arquitetura curricular: criar opções/possibilidades de arquiteturas curriculares a serem implementadas;
  • Encaminhamentos: desenhar um plano com ações para o redesenho do EM e seus encaminhamentos para o 5º itinerário e itinerário híbridos em Pernambuco.

Para desenvolver o projeto, a equipe Tellus utilizou uma metodologia autoral baseada no Design Thinking e composta por quatro etapas principais: Diagnóstico, Exploração, Cocriação e Implementação.

 Passando pelo que foi feito em cada uma dessas fases, é possível compreender como se deu o desenvolvimento do projeto até as entregas finais.

Diagnóstico: entendendo a realidade do objeto de estudo

O momento inicial é voltado à busca pela compreensão ampla do objeto e da realidade local. Para isso, por meio da consulta a pesquisas e documentos oficiais, são levantados dados fundamentais para as entrevistas e as oficinas que serão realizadas nas etapas seguintes. Ou seja, trata-se do momento de reunir as informações que servirão de base de conhecimento para obter resultados proveitosos ao final.

Um dos pontos importantes a se considerar no caso do projeto Pernambuco Convida, por exemplo, é que o Estado está na vanguarda da educação no Brasil, tendo se esforçado bastante nos últimos anos para garantir um avanço em termos de qualidade e equidade. Como resultado, Pernambuco tem pelo menos uma escola de referência em cada município e a menor taxa de abandono escolar do país.

MOCKUP-PERNAMBUCO-CONVIDA 1

A Reforma do Ensino Médio e os seus desafios

A Reforma do Ensino Médio estabelecida pela Lei 13.415/17 ampliou o tempo mínimo do estudante na escola e determinou uma nova organização curricular. Nesse sentido, um dos principais desafios trazidos pela determinação é a necessidade de ampliação da carga horária para no mínimo 3 mil horas até 2022.

Apesar de Pernambuco ter começado antecipadamente o processo de expansão da jornada em várias escolas, a permanência mais longa dos alunos na escola traz implicações pedagógicas e administrativas que precisam ser contornadas. De qualquer forma, a mudança já resultou em efeitos positivos: o Estado começou a ofertar matérias eletivas, lançou o Projeto de Vida no Ensino Regular e realizou formações específicas para novos professores.

Além disso, a ampliação inicial da carga horária já serviu como teste para criação de itinerários formativos – outra das normas estabelecidas pela reforma. Esses momentos são compostos por disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e outras atividades. Ademais, podem ser híbridos e unir várias áreas de conhecimento.

Outra situação levantada no Diagnóstico foi a necessidade de pensar também no Ensino Médio Noturno e no EJA e de se construir o novo currículo de forma conjunta, uma vez que envolve, além de professores e estudantes, questões administrativas e legais e outros setores do Estado.

Exploração: aprofundando o contexto do projeto Pernambuco Convida

No Pernambuco Convida, a fase da Exploração teve como principal marco a troca realizada com os atores do projeto. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas de profundidade com 83 profissionais da SEE e atores externos, oficinas de escuta e rodas de conversa.

O objetivo da equipe nessa etapa foi entender o contexto a partir de múltiplos pontos de vista e, de fato, eles foram essenciais para iniciar os diálogos e as construções coletivas com a rede, sendo o que possibilitou a articulação entre todos os envolvidos.

Leia também: Projeto Caminhos para Educação: uma nova arquitetura para o ensino médio no Amapá e na Paraíba

Cocriação: reunindo os atores envolvidos para criar coletivamente 

A terceira etapa do Pernambuco Convida reuniu cerca de 30 profissionais da Secretaria de Educação e Esportes de todas as áreas, professores, gestores regionais e escolares. Esses atores, que representam a estrutura do Estado, participaram de três oficinas a fim de:

  • Construir um mapa de direcionamento do trabalho da SEE;
  • Criar material apresentando o cenário que cada grupo está inserido, com descrição de premissas, sonhos, eixos prioritários etc;
  • Levantar possibilidades de arquitetura curricular a partir de diferentes aspectos;
  • Pensar em encaminhamentos do planejamento estratégico e de definições da atuação do Redesenho do EM e possibilidades para os itinerários.

 Implementação: desenvolvendo as soluções validadas

A implementação, ou seja, a etapa final do projeto, é o momento de desenvolver as soluções validadas na Cocriação e realizar as entregas, que no Pernambuco Convida incluíram:

  • Vídeo com facilitação gráfica baseado na aula da secretária-executiva Ana Selva sobre a BNCC e a Reforma do Ensino Médio;
  • Mapa de direcionamentos;
  • Documento com referências externas para servir de inspiração para a equipe da SEE;
  • Fichamento de modelos curriculares para o ensino médio, com desafios e respostas em onze sistemas educacionais;
  • Publicação com propostas de distribuição de carga horária nos três anos do ensino médio;
  • Mapa de implementação norteador com três dimensões: opção de escolha e circulação; administrativo e infraestrutura; e comunicação;
  • Ciclo de implementação/prototipação;
  • Proposta de governança;
  • Ferramenta para busca de parcerias;
  • Documento com resultado do debate sobre o desenvolvimento de itinerários híbridos na rede de educação de Pernambuco;
  • Canvas de apoio à criação de itinerário híbrido;
  • Orientações para escuta dos estudantes e cruzamento de dados oficiais;
  • Relatório compartilhando o trajeto de construção e aprofundamento técnico e teórico das entregas do projeto.
MOCKUP-PERNAMBUCO-CONVIDA 2

 Números do projeto Pernambuco Convida

  • 13 momentos de escuta;
  • 84 pessoas ouvidas;
  • 3 entrevistas com especialistas;
  • 4 oficinas de cocriação e validação;
  • 35 participantes nas cocriações;
  • 12 ferramentas criadas.