Projeto Direcionamento Estratégico para a Política do Ensino Médio no MS: redesenho para educação no Estado

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Diante da aprovação da Reforma do Ensino Médio, que ocorreu em 2017, o Estado do Mato Grosso do Sul sentiu a necessidade de reestruturar a política estratégica dessas séries. Assim nasceu o Projeto Direcionamento Estratégico para a Política do Ensino Médio no Mato Grosso do Sul, fruto da parceria entre o Instituto Tellus e a Secretaria de Educação do Estado (SED-MS) e iniciativa do Itaú BBA.

O projeto de design estratégico foi realizado pela equipe Tellus de forma colaborativa e teve a participação de mais de 50 servidores da Coordenadoria do Ensino Médio e de outras áreas da secretaria. O pontapé inicial do trabalho foi dado no início de 2017 e a conclusão foi em fevereiro de 2018.

Como se deu o Projeto Direcionamento Estratégico para a Política do Ensino Médio no MS 

A realização do Projeto Direcionamento Estratégico para a Política do Ensino Médio no Mato Grosso do Sul foi baseada na metodologia autoral do Tellus, que é composta por quatro etapas distintas: Diagnóstico, Exploração, Co-criação e Implementação.

Nesse modelo de trabalho, a primeira fase se trata de uma análise ampla realizada a fim de identificar e priorizar as oportunidades de melhorias mais latentes nas áreas de interesse do projeto. Para tanto, foram realizadas entrevistas por telefone, pesquisa e análise de dados e estudos de tendências. 

O cenário do ensino médio no Mato Grosso do Sul

Além de identificar os principais desafios do ensino médio no país, o diagnóstico também foi voltado a ampliar a compreensão sobre o contexto da educação no MS. De acordo com os dados levantados, o governo estadual investe mais de R$ 9 mil anuais por aluno nesse nível de estudos. 

O Ranking de Competitividade dos Estados, criado pelo CLP, posicionou o Mato Grosso do Sul em 9º lugar em seu índice de qualidade da educação básica do Brasil em 2015. Nessa classificação, são considerados o fluxo escolar e a média de desempenhos nas avaliações de toda a rede de ensino. 

Além disso, no mesmo ano, o ranking também classificou o MS em 12º lugar em seu índice de desempenho dos alunos do ensino médio para acesso ao ensino superior e a programas de financiamento em instituições privadas. 

No que se refere ao cenário geral, algumas constatações foram importantes nessa etapa: 

  • O custo nacional da reprovação somado à saúde, à violência, à criminalidade e demais externalidades somam R$130 bilhões por ano, sem considerar o investimento estatal já realizado nesses jovens;
  • Mesmo com bons resultados, o Estado ainda apresenta um alto índice de evasão e reprovação, principalmente no Ensino Médio Noturno;
  • Os índices mais preocupantes estão no Ensino Médio Noturno, que também tem altos índices de distorção ano-série;
  • O EM Noturno também está reduzindo o número de matrículas, enquanto programas como o EJA tiveram um crescimento de mais de 30% entre 2015 e 2016;
  • Os índices de reprovação e abandono do Ensino Médio Integral Regular apresentam bons resultados.
  • No Ensino Médio Técnico Profissionalizante Integrado, também há uma taxa baixa de abandono.
  • Desafios vêm do Ensino Fundamental;
  • Jovens de famílias chefiadas por mulheres negras analfabetas, pobres e residentes na área rural têm menos da metade da probabilidade de frequentar a escola do que jovens de famílias que sofrem menos com a desigualdade social. O MS é o 5º pior Estado neste ranking.

Desafios e oportunidades mapeados no Diagnóstico

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A partir dessas informações, a equipe Tellus identificou os principais desafios relacionados ao cenário. Entre eles, estão, por exemplo, como tornar o EM Noturno mais atrativo e evitar a evasão e a repetência e qual estratégia utilizar para o EJA depois da Reforma do Ensino Médio?

Além dos desafios, também foram mapeadas nessa fase as oportunidades e, com base nisso, os objetivos do Projeto Direcionamento Estratégico para a Política do Ensino Médio no Mato Grosso do Sul:

  • Desenhar Plano Estratégico para o ensino médio do Estado;
  • Sistematizar modelos vigentes do EM;
  • Criar fluxos de governança para apoiar o trabalho integrado na SED-MS;
  • Estruturar um plano para implementação do itinerário técnico.

Aprofundamento do contexto e redefinição do desafio do projeto

A etapa da Exploração é um momento de imersão, no qual se explora o desafio do projeto com o intuito de investigar as reais necessidades e anseios dos atores envolvidos. Nessa fase, foram realizadas visitas e observações, entrevistas de profundidade, oficinas de entendimento, análise de informações, formação de grupos de trabalho e definição de conceito e redefinição do desafio do projeto.

As conversas e oficinas com os técnicos da Secretaria de Educação do MS mostraram o sonho comum de toda a equipe de coordenadoria do ensino médio: consolidar uma política de Estado para o ensino médio trabalhando de forma integrada e inovadora e apoiar as escolas para ser uma referência na vida dos alunos, oportunizando aprendizado significativo e um futuro para os jovens do MS.

Fundamentando-se nesses insights, redefiniu-se o desafio do projeto, que passou a ser: “Como podemos criar um direcionamento estratégico para as coordenadorias do ensino médio do Mato Grosso do Sul?

Para começar a responder essa pergunta, foram descritas as premissas de trabalho e o foco de ação da SED-MS. Em primeiro lugar, notou-se a necessidade de colocar o estudante no centro da política pública, de apostar em ações integradas e continuadas e de trabalhar para apoiar e desenvolver professores comprometidos com a aprendizagem dos alunos e com as propostas de ensino do órgão.

Leia também: Instituto Tellus desenvolve soluções para a melhoria na qualidade da Educação Infantil em CEIs de São Paulo

Construção de ideias para o Projeto Direcionamento Estratégico para a Política do Ensino Médio no MS

Na fase da Cocriação, reúne-se o maior número de atores envolvidos para trabalhar na construção de ideias e hipóteses que serão testadas. Com essa finalidade, foram realizadas oficinas com usuários, servidores e outros parceiros do projeto, protótipo das soluções, validações e exposição de feedbacks.

Durante as oficinas, os grupos de trabalho criaram um sistema de avanço do Ensino Médio Técnico na SED-MS, incluindo um itinerário técnico, a ampliação do Ensino Médio Técnico Profissionalizante e a definição de prioridades para a coordenadoria. 

Como resultado dessa etapa, foi elaborado um mapa estratégico evidenciando os problemas internos, o contexto, os pontos focais, os focos de atuação e as premissas de atuação. Além disso, essa ferramenta também trouxe um detalhamento do plano estratégico com as ações de implementação do itinerário técnico.

Desenvolvimento das soluções validadas e entregas

Na última fase da metodologia Tellus, as soluções cocriadas pelos responsáveis da Secretaria de Educação e Prefeitura foram implementadas. Assim, nessa etapa foram realizados o plano e roadmap de implementação do itinerário técnico, o teste e a validação de ações estratégicas e a entrega de kit de implementação e acompanhamento.

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Roadmap de implementação do projeto.

O primeiro item propõe a integração das coordenadorias na organização da Educação Profissionalizante Integrada ao EM, com atuação transversal em todas as modalidades: EM Tempo Integral, EM Regular, EJA e AJA, EM Regular Noturno. Além disso, o plano levou em consideração alguns pontos principais:

  • Referência: adaptar a inteligência da modalidade à construção do itinerário técnico.
  • Demanda dos alunos: possibilita a inserção no mundo do trabalho concomitantemente ao tempo de estudos.
  • Resultado positivo: o Ensino Médio Técnico Profissionalizante Integrado apresenta indicadores de reprovação e abandono bons.
  • Tendência na educação: competências socioemocionais conseguem ser desenvolvidas a partir das disciplinas técnicas.

Ao concluir o Projeto Direcionamento Estratégico para a Política do Ensino Médio no Mato Grosso do Sul, a equipe Tellus também entregou um relatório organizando toda a narrativa e aprofundando cada uma das soluções, além de pendrive com conteúdos em mídia digital e tubo para armazenar os mapas e materiais estratégicos.