Diante da aprovação da Reforma do Ensino Médio, que ocorreu em 2017, o Estado do Mato Grosso do Sul sentiu a necessidade de reestruturar a política estratégica dessas séries. Assim nasceu o Projeto Direcionamento Estratégico para a Política do Ensino Médio no Mato Grosso do Sul, fruto da parceria entre o Instituto Tellus e a Secretaria de Educação do Estado (SED-MS) e iniciativa do Itaú BBA.
O projeto de design estratégico foi realizado pela equipe Tellus de forma colaborativa e teve a participação de mais de 50 servidores da Coordenadoria do Ensino Médio e de outras áreas da secretaria. O pontapé inicial do trabalho foi dado no início de 2017 e a conclusão foi em fevereiro de 2018.
A realização do Projeto Direcionamento Estratégico para a Política do Ensino Médio no Mato Grosso do Sul foi baseada na metodologia autoral do Tellus, que é composta por quatro etapas distintas: Diagnóstico, Exploração, Co-criação e Implementação.
Nesse modelo de trabalho, a primeira fase se trata de uma análise ampla realizada a fim de identificar e priorizar as oportunidades de melhorias mais latentes nas áreas de interesse do projeto. Para tanto, foram realizadas entrevistas por telefone, pesquisa e análise de dados e estudos de tendências.
Além de identificar os principais desafios do ensino médio no país, o diagnóstico também foi voltado a ampliar a compreensão sobre o contexto da educação no MS. De acordo com os dados levantados, o governo estadual investe mais de R$ 9 mil anuais por aluno nesse nível de estudos.
O Ranking de Competitividade dos Estados, criado pelo CLP, posicionou o Mato Grosso do Sul em 9º lugar em seu índice de qualidade da educação básica do Brasil em 2015. Nessa classificação, são considerados o fluxo escolar e a média de desempenhos nas avaliações de toda a rede de ensino.
Além disso, no mesmo ano, o ranking também classificou o MS em 12º lugar em seu índice de desempenho dos alunos do ensino médio para acesso ao ensino superior e a programas de financiamento em instituições privadas.
No que se refere ao cenário geral, algumas constatações foram importantes nessa etapa:
A partir dessas informações, a equipe Tellus identificou os principais desafios relacionados ao cenário. Entre eles, estão, por exemplo, como tornar o EM Noturno mais atrativo e evitar a evasão e a repetência e qual estratégia utilizar para o EJA depois da Reforma do Ensino Médio?
Além dos desafios, também foram mapeadas nessa fase as oportunidades e, com base nisso, os objetivos do Projeto Direcionamento Estratégico para a Política do Ensino Médio no Mato Grosso do Sul:
A etapa da Exploração é um momento de imersão, no qual se explora o desafio do projeto com o intuito de investigar as reais necessidades e anseios dos atores envolvidos. Nessa fase, foram realizadas visitas e observações, entrevistas de profundidade, oficinas de entendimento, análise de informações, formação de grupos de trabalho e definição de conceito e redefinição do desafio do projeto.
As conversas e oficinas com os técnicos da Secretaria de Educação do MS mostraram o sonho comum de toda a equipe de coordenadoria do ensino médio: consolidar uma política de Estado para o ensino médio trabalhando de forma integrada e inovadora e apoiar as escolas para ser uma referência na vida dos alunos, oportunizando aprendizado significativo e um futuro para os jovens do MS.
Fundamentando-se nesses insights, redefiniu-se o desafio do projeto, que passou a ser: “Como podemos criar um direcionamento estratégico para as coordenadorias do ensino médio do Mato Grosso do Sul?”
Para começar a responder essa pergunta, foram descritas as premissas de trabalho e o foco de ação da SED-MS. Em primeiro lugar, notou-se a necessidade de colocar o estudante no centro da política pública, de apostar em ações integradas e continuadas e de trabalhar para apoiar e desenvolver professores comprometidos com a aprendizagem dos alunos e com as propostas de ensino do órgão.
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Na fase da Cocriação, reúne-se o maior número de atores envolvidos para trabalhar na construção de ideias e hipóteses que serão testadas. Com essa finalidade, foram realizadas oficinas com usuários, servidores e outros parceiros do projeto, protótipo das soluções, validações e exposição de feedbacks.
Durante as oficinas, os grupos de trabalho criaram um sistema de avanço do Ensino Médio Técnico na SED-MS, incluindo um itinerário técnico, a ampliação do Ensino Médio Técnico Profissionalizante e a definição de prioridades para a coordenadoria.
Como resultado dessa etapa, foi elaborado um mapa estratégico evidenciando os problemas internos, o contexto, os pontos focais, os focos de atuação e as premissas de atuação. Além disso, essa ferramenta também trouxe um detalhamento do plano estratégico com as ações de implementação do itinerário técnico.
Na última fase da metodologia Tellus, as soluções cocriadas pelos responsáveis da Secretaria de Educação e Prefeitura foram implementadas. Assim, nessa etapa foram realizados o plano e roadmap de implementação do itinerário técnico, o teste e a validação de ações estratégicas e a entrega de kit de implementação e acompanhamento.
O primeiro item propõe a integração das coordenadorias na organização da Educação Profissionalizante Integrada ao EM, com atuação transversal em todas as modalidades: EM Tempo Integral, EM Regular, EJA e AJA, EM Regular Noturno. Além disso, o plano levou em consideração alguns pontos principais:
Ao concluir o Projeto Direcionamento Estratégico para a Política do Ensino Médio no Mato Grosso do Sul, a equipe Tellus também entregou um relatório organizando toda a narrativa e aprofundando cada uma das soluções, além de pendrive com conteúdos em mídia digital e tubo para armazenar os mapas e materiais estratégicos.
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