De que forma a inovação pode contribuir para melhorar a atenção básica à saúde? Buscar respostas para essa questão foi um dos desafios do projeto Engajamento Digital na Saúde.
Como sabemos, a tecnologia tem sido uma grande aliada da saúde e contribui não apenas para que se encontre tratamentos mais modernos e eficazes, mas também para que os cidadãos tenham acesso a serviços cada vez melhores.
Com base nessa premissa e a fim de aprimorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Cotia (SP), a Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação e a Secretaria de Saúde do município decidiram implementar o programa. A iniciativa contou com o apoio do Instituto Betty e Jacob Lafer e da Roche e teve como parceiro técnico o Instituto Tellus.
Neste artigo trataremos sobre o desenvolvimento do projeto Engajamento Digital na Saúde e as mudanças e inovações por ele propostas. Acompanhe para saber mais!
“Como podemos cocriar e implementar um projeto inovador e de impacto para a atenção básica à saúde a partir de novas metodologias de atendimento e da inserção de tecnologias nas UBSs de Cotia?” – esse foi o desafio inicial definido para o projeto Engajamento Digital na Saúde. Logo, foi a partir desse questionamento que a equipe começou os trabalhos.
Para o desenvolvimento do programa, o Instituto Tellus utilizou a sua metodologia autoral inspirada no Design Thinking e no Design de Serviços, que tem quatro etapas distintas: diagnóstico, exploração, cocriação e implementação.
O diagnóstico tem o objetivo de fotografar o contexto do projeto de forma mais ampla. Portanto, nesse caso, buscou-se compreender a realidade do atendimento de saúde pública do município de Cotia, que possui 25 UBSs em seu território.
Assim, nessa fase, a equipe Tellus procurou entender os principais desafios dos cidadãos e servidores na atenção básica, identificar as informações disponíveis nos sistemas gerenciais e mapear soluções disponíveis no mercado. Para tanto, realizou:
A partir dessa investigação inicial, já foram feitas algumas entregas intermediárias, que incluíram a sistematização do fluxo de serviço da UBS, do software e dos números das unidades visitadas e um radar diagnóstico por UBS.
Da mesma forma, foram definidos os indicadores do projeto para a realização de uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o contexto. Entre eles, estão a percepção dos cidadãos quanto à qualidade do atendimento e quanto ao tempo de espera do agendamento à consulta e ao tempo de espera dentro da unidade e o absenteísmo dos usuários.
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Na fase da exploração, a equipe Tellus dedicou-se a aprofundar o estudo sobre o contexto do projeto Engajamento Digital na Saúde e com essa finalidade realizou:
Nesse momento, foi escolhida a unidade selecionada para a prototipação e implementação do projeto, que foi a UBS Portão. Trata-se de uma unidade de médio porte, com serviços de farmácia, vacinas, psicologia, assistência social e que contava, à época, com sete médicos de atenção básica.
Além disso, nessa etapa e com base em todo o estudo do contexto e na real necessidade dos usuários, a equipe redefiniu o desafio inicial para: “como podemos melhorar o processo de solicitação de consulta pelo cidadão, desde o momento do pedido até o início da consulta, para que seja o mais prático, rápido e humanizado possível?”.
Na terceira fase do projeto Engajamento Digital na Saúde, os atores envolvidos foram reunidos para pensar juntos em hipóteses de soluções para alcançar o objetivo redefinido. Logo, a cocriação envolveu:
Durante esse processo, a equipe Tellus realizou entregas intermediárias, que incluíram a definição das personas, a Jornada Digital, Jornada Presencial, cards das soluções, planta da nova UBS e cronograma dos protótipos.
Na última etapa do projeto Engajamento Digital na Saúde, as 19 soluções cocriadas, prototipadas e validadas e também foram superados alguns desafios que surgiram (acesso à internet, novo processo de dispensação de remédios, alterações de layout, troca de equipes das secretarias, etc.).
Ainda, foi realizado um ajuste de base de dados e o alinhamento com os novos interlocutores das secretarias, além de capacitação gamificada e replicável de 30 profissionais da UBS. Abaixo elencamos outras ações que foram realizadas nessa fase final:
Por fim, além de um book completo com o registro de como foi realizado todo o trabalho, a equipe Tellus também desenvolveu guias rápidos das soluções cocriadas para replicação com o intuito de que o material contribua para a continuidade e a potencial replicabilidade do projeto.
Confira o vídeo para saber mais sobre o projeto Engajamento Digital na Saúde:
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