Inova HC: projeto desenvolve hub de inovação em saúde no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo

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Entre as constatações que o enfrentamento à pandemia de Covid 19 reiterou, está, sem dúvida, a indiscutível relevância da inovação em saúde. Trata-se de uma necessidade contínua, da qual depende o futuro e o bem-estar da humanidade. Sendo assim, iniciativas nesse âmbito são de extrema importância e precisam ser fomentadas cada vez mais.

Um dos principais desafios do sistema de inovação no Brasil é a transformação da teoria em prática, ou seja, do conhecimento em novos produtos e negócios no mercado. No setor público de saúde, essa dificuldade é ainda mais marcante, uma vez que envolve complexidades, investimento de risco em inovação de base tecnológica, alta regulação e elevada burocracia. 

Recentes mudanças ocorridas na legislação (Lei de Inovação — 10.973/04 e 13.243/16 e Decreto 9.283/18) buscam mudar esse cenário e criar oportunidades para instituições públicas atuarem de forma mais ativa em inovação, com participações acionárias, encomendas tecnológicas e parcerias público-privadas.  

Isso impulsionou o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) a realizar o projeto Inova HC e criar um hub pioneiro de inovação em saúde na instituição. 

Criação de hub de inovação em saúde teve parceria técnica do Instituto Tellus

A fim de concretizar a iniciativa, o Hospital das Clínicas contou com a parceria técnica do Instituto Tellus para o desenvolvimento do design estratégico do modelo de negócios e da metodologia de trabalho do hub, cujo objetivo principal é o fomento do ecossistema de inovação em saúde. 

O projeto fortaleceu o papel de catalisador de solução do Hospital das Clínicas, desenhando meios para integrar pesquisadores, empreendedores, colaboradores e parceiros na busca de uma jornada do atendimento mais intuitiva, eficiente e iterável.

Por meio do Inova HC, o HCFMUSP deseja:

  • Comercializar tecnologias desenvolvidas e gerar receitas adicionais;
  • Cultivar a cultura de inovação nos profissionais da instituição;
  • Fomentar o empreendedorismo inovador por meio de incubação e aceleração de

startups;

  • Atrair empresas inovadoras para resolução de problemas complexos enfrentados pela instituição;
  • Transformar-se em uma referência na geração de negócios inovadores na área de saúde.

Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre o projeto:

Como foi o desenvolvimento do hub Inova HC

O desenvolvimento do Inova HC foi realizado com base na metodologia autoral criada pelo Instituto Tellus e reconhecida perante a Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura. Na criação do hub de inovação em saúde, a abordagem foi dividida em Diagnóstico e Exploração e Cocriação

Em cada uma das etapas, foram desenvolvidas diferentes ações para que o projeto fosse concretizado de forma eficaz, atendendo às necessidades e cumprindo os objetivos do Hospital das Clínicas de São Paulo.

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Oficina Construindo o hub Inova HC definiu um mapeamento completo dos pilares do HC.

Compreensão dos desafios de criar um hub de inovação em saúde no HC

Em um primeiro momento, a equipe Tellus focou no aprofundamento do desafio do projeto e na exploração do contexto, considerando as principais dores e oportunidades envolvidas. Para tanto, foram realizadas:

  • 23 escutas com atores do ecossistema mapeado (negócios, academia, governo, investidor, aceleradoras, equipe HC e outros);
  • Benchmark com levantamento de seis cases de estudo;
  • Desk Research com consulta de um total de 22 itens, entre artigos, legislação e pesquisas;
  • Três oficinas de mapeamento de cenário e identificação de problemas com diretores do HC, representantes dos institutos e Inova HC, profissionais e pacientes do hospital.

Os resultados dessa parte inicial do desenvolvimento do projeto do centro de inovação em saúde revelaram o cenário interno do HC e do ecossistema no qual ele está inserido.

Pesquisa e ecossistema

Essa entrega incluiu o mapa do ecossistema de inovação em saúde, que considera o modo como os principais atores envolvidos estão organizados. Sendo o catalisador do ecossistema, o Inova HC foi posicionado ao centro e ao seu redor os investidores, beneficiados, negócios e soluções de saúde, aceleradoras incubadoras, fomento à inovação, sociedade civil, governo e academia.

Cenário HC

A equipe Tellus também desenhou o cenário interno do HC, identificando como as suas estruturas se relacionam e quais os principais aspectos do complexo no que se refere à jornada do atendimento de assistência. 

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Oficina Cenário HC reuniu diretores do HC, representantes dos institutos e do Inova HC.

Jornada do usuário

O mapeamento da jornada é uma ferramenta utilizada para encontrar os pontos de contato do usuário com o serviço ou produto. Para fazer esse desenho, foram criadas Personas para representar alguns grupos de usuários do hospital. A partir disso, foi possível compreender integralmente o funcionamento da jornada de atendimento — desde o pré-atendimento até a alta — e colher insights de cada etapa

Cenário Brasil e mundo

Para um entendimento mais aprofundado do contexto, foi necessário conhecer também as pressões e tendências que afetam a saúde e o ecossistema de inovação no país e no mundo. Nesse sentido, constatou-se, por exemplo, que:

  • Em 2015, o consumo de bens e serviços no setor de saúde atingiu R$ 546 bilhões, o que representa 9,1% do PIB, de acordo com o IBGE. Destes, R$ 231 bi foram despesas governamentais e R$ 315 bi despesas de familiares e instituições prestadoras de serviços;
  • Segundo uma pesquisa do The Lancet, prevê-se que o gasto do Brasil em saúde representará 11% do PIB em 2040;
  • Em 2017, atingimos a marca mundial de mais de 350 aplicativos de saúde, conforme o levantamento Technology for People: Digital Health Technology.

Envolvimento dos atores e cocriação de soluções para o Inova HC

O foco da etapa de Cocriação é envolver todos os atores do ecossistema e colaboradores para cocriar, com base no objetivo do projeto, os serviços do hub Inova HC e seu modelo de operação.

Para isso, foram realizadas três oficinas de cocriação e desenho dos programas, cinco validações com especialistas em inovação e governo e três testes de hipótese na fase de protótipo para mapeamento de cenário e identificação de problemas.

Os resultados dessa fase identificaram alguns aspectos fundamentais sobre a situação do hospital atualmente:

  • Pilares: principais entregas do HC em termos de serviços e valores à população — ex.: infraestrutura e qualidade da assistência.
  • Teto de vidro: riscos que deixam o complexo vulnerável — ex.: comunicação, processos analógicos, estrutura não colaborativa, burocracia.
  • Pressão: cenário externo que se reflete em questões internas — ex.: aumento da expectativa de vida da população, falta de engajamento do paciente, regulamentação.
  • Fundação/base: aspectos nos quais está pautado o complexo e através do qual os serviços são oferecidos — ex.: tecnologia, valor da marca, excelência em formação.
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Profissionais de assistência e pacientes do HC reunidos durante a oficina Desafios da Jornada.

As constatações feitas na fase anterior permitiram a construção da visão de futuro do Hospital das Clínicas frente ao cenário atual e às tendências projetadas para os próximos 10 anos.  Como resultado foi construída a visão HC em 2030, que apontou algumas características precisam ser consideradas para a criação do centro de inovação em saúde Inova HC:

  • Centrado no usuário;
  • Visão integrada;
  • Promoção da saúde;
  • Autonomia do paciente;
  • Tratamentos menos incisivos;
  • Transparência na informação.

O próximo passo do desenvolvimento do hub consistiu em pensar em um modelo de governança para o Inova HC. O seu intuito é garantir o alinhamento estratégico entre os institutos e fundações do complexo e, a partir disso, dar tração para as ações necessárias à promoção da cultura de inovação dentro do hospital.

Ainda, além da criação de uma marca para a iniciativa, também foi elaborado um modelo de negócios para apresentar a forma de organização das ofertas de soluções do hub de inovação em saúde do Hospital das Clínicas. Depois de elencar recursos e dores, a equipe Tellus identificou 14 soluções combinadas em três programas, que compõem o Inova HC: 

In.cube

Trata-se de um programa de aceleração para pesquisadores e colaboradores que tenham soluções inovadoras e relacionadas aos desafios encontrados ao longo do projeto. O seu objetivo é ajudar cientistas a levar a sua pesquisa ou tecnologia do laboratório para o mercado, além de solucionar lacunas do hospital.

In.pulse

Consiste em um programa de aceleração para negócios de saúde que tenham soluções inovadoras conectadas às dores mapeadas. A ideia é selecionar negócios que serão auxiliados em diferentes aspectos durante uma jornada de quatro meses

In.pacte

É uma residência para negócios que desejam fortalecer e escalar empreendimentos que ofereçam soluções para problemas da área da saúde, a fim de promover o impacto no setor brasileiro.

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Equipe Tellus realizou consulta a especialistas para validar as soluções criadas e identificar novas ideias.

Fomentar a inovação em saúde desde a ideia até a escala de negócios

O projeto Inova HC foi criado colaborativamente a fim de encontrar soluções para aproximar agentes transformadores e fomentar a construção de um ecossistema de inovação em torno do HCFMUSP, que é o maior complexo hospitalar da América Latina.

Com a implementação desses três programas de desenvolvimento de soluções para o setor, a atuação do hub abrange desde a ideia e o seu desenvolvimento até a escala de negócios, conectando de modo eficaz empreendedores da saúde, pesquisadores, colaboradores, parceiros e investidores.

Desse modo, o Inova HC demonstra o seu grande potencial para transformar a maneira de inovar no setor, colocando o Hospital das Clínicas de São Paulo em um outro patamar no fomento à inovação em saúde no país.

Segundo a consultora líder do projeto Suellen Carvalho, “o Complexo do HC desde de sua fundação foi precursor em muitos avanços na área da saúde, por isso, colaborarmos na jornada do hub Inova HC foi um desafio que através do Design Estratégico nos permitiu atuar em parceria com importantes atores de inovação que estão unidos para impactar a saúde dos cidadãos”.

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Equipe do Inova HC reunida na entrega do projeto.