Entre as constatações que o enfrentamento à pandemia de Covid 19 reiterou, está, sem dúvida, a indiscutível relevância da inovação em saúde. Trata-se de uma necessidade contínua, da qual depende o futuro e o bem-estar da humanidade. Sendo assim, iniciativas nesse âmbito são de extrema importância e precisam ser fomentadas cada vez mais.
Um dos principais desafios do sistema de inovação no Brasil é a transformação da teoria em prática, ou seja, do conhecimento em novos produtos e negócios no mercado. No setor público de saúde, essa dificuldade é ainda mais marcante, uma vez que envolve complexidades, investimento de risco em inovação de base tecnológica, alta regulação e elevada burocracia.
Recentes mudanças ocorridas na legislação (Lei de Inovação — 10.973/04 e 13.243/16 e Decreto 9.283/18) buscam mudar esse cenário e criar oportunidades para instituições públicas atuarem de forma mais ativa em inovação, com participações acionárias, encomendas tecnológicas e parcerias público-privadas.
Isso impulsionou o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) a realizar o projeto Inova HC e criar um hub pioneiro de inovação em saúde na instituição.
A fim de concretizar a iniciativa, o Hospital das Clínicas contou com a parceria técnica do Instituto Tellus para o desenvolvimento do design estratégico do modelo de negócios e da metodologia de trabalho do hub, cujo objetivo principal é o fomento do ecossistema de inovação em saúde.
O projeto fortaleceu o papel de catalisador de solução do Hospital das Clínicas, desenhando meios para integrar pesquisadores, empreendedores, colaboradores e parceiros na busca de uma jornada do atendimento mais intuitiva, eficiente e iterável.
Por meio do Inova HC, o HCFMUSP deseja:
startups;
Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre o projeto:
O desenvolvimento do Inova HC foi realizado com base na metodologia autoral criada pelo Instituto Tellus e reconhecida perante a Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura. Na criação do hub de inovação em saúde, a abordagem foi dividida em Diagnóstico e Exploração e Cocriação.
Em cada uma das etapas, foram desenvolvidas diferentes ações para que o projeto fosse concretizado de forma eficaz, atendendo às necessidades e cumprindo os objetivos do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Em um primeiro momento, a equipe Tellus focou no aprofundamento do desafio do projeto e na exploração do contexto, considerando as principais dores e oportunidades envolvidas. Para tanto, foram realizadas:
Os resultados dessa parte inicial do desenvolvimento do projeto do centro de inovação em saúde revelaram o cenário interno do HC e do ecossistema no qual ele está inserido.
Essa entrega incluiu o mapa do ecossistema de inovação em saúde, que considera o modo como os principais atores envolvidos estão organizados. Sendo o catalisador do ecossistema, o Inova HC foi posicionado ao centro e ao seu redor os investidores, beneficiados, negócios e soluções de saúde, aceleradoras incubadoras, fomento à inovação, sociedade civil, governo e academia.
A equipe Tellus também desenhou o cenário interno do HC, identificando como as suas estruturas se relacionam e quais os principais aspectos do complexo no que se refere à jornada do atendimento de assistência.
O mapeamento da jornada é uma ferramenta utilizada para encontrar os pontos de contato do usuário com o serviço ou produto. Para fazer esse desenho, foram criadas Personas para representar alguns grupos de usuários do hospital. A partir disso, foi possível compreender integralmente o funcionamento da jornada de atendimento — desde o pré-atendimento até a alta — e colher insights de cada etapa
Para um entendimento mais aprofundado do contexto, foi necessário conhecer também as pressões e tendências que afetam a saúde e o ecossistema de inovação no país e no mundo. Nesse sentido, constatou-se, por exemplo, que:
O foco da etapa de Cocriação é envolver todos os atores do ecossistema e colaboradores para cocriar, com base no objetivo do projeto, os serviços do hub Inova HC e seu modelo de operação.
Para isso, foram realizadas três oficinas de cocriação e desenho dos programas, cinco validações com especialistas em inovação e governo e três testes de hipótese na fase de protótipo para mapeamento de cenário e identificação de problemas.
Os resultados dessa fase identificaram alguns aspectos fundamentais sobre a situação do hospital atualmente:
As constatações feitas na fase anterior permitiram a construção da visão de futuro do Hospital das Clínicas frente ao cenário atual e às tendências projetadas para os próximos 10 anos. Como resultado foi construída a visão HC em 2030, que apontou algumas características precisam ser consideradas para a criação do centro de inovação em saúde Inova HC:
O próximo passo do desenvolvimento do hub consistiu em pensar em um modelo de governança para o Inova HC. O seu intuito é garantir o alinhamento estratégico entre os institutos e fundações do complexo e, a partir disso, dar tração para as ações necessárias à promoção da cultura de inovação dentro do hospital.
Ainda, além da criação de uma marca para a iniciativa, também foi elaborado um modelo de negócios para apresentar a forma de organização das ofertas de soluções do hub de inovação em saúde do Hospital das Clínicas. Depois de elencar recursos e dores, a equipe Tellus identificou 14 soluções combinadas em três programas, que compõem o Inova HC:
Trata-se de um programa de aceleração para pesquisadores e colaboradores que tenham soluções inovadoras e relacionadas aos desafios encontrados ao longo do projeto. O seu objetivo é ajudar cientistas a levar a sua pesquisa ou tecnologia do laboratório para o mercado, além de solucionar lacunas do hospital.
Consiste em um programa de aceleração para negócios de saúde que tenham soluções inovadoras conectadas às dores mapeadas. A ideia é selecionar negócios que serão auxiliados em diferentes aspectos durante uma jornada de quatro meses
É uma residência para negócios que desejam fortalecer e escalar empreendimentos que ofereçam soluções para problemas da área da saúde, a fim de promover o impacto no setor brasileiro.
O projeto Inova HC foi criado colaborativamente a fim de encontrar soluções para aproximar agentes transformadores e fomentar a construção de um ecossistema de inovação em torno do HCFMUSP, que é o maior complexo hospitalar da América Latina.
Com a implementação desses três programas de desenvolvimento de soluções para o setor, a atuação do hub abrange desde a ideia e o seu desenvolvimento até a escala de negócios, conectando de modo eficaz empreendedores da saúde, pesquisadores, colaboradores, parceiros e investidores.
Desse modo, o Inova HC demonstra o seu grande potencial para transformar a maneira de inovar no setor, colocando o Hospital das Clínicas de São Paulo em um outro patamar no fomento à inovação em saúde no país.
Segundo a consultora líder do projeto Suellen Carvalho, “o Complexo do HC desde de sua fundação foi precursor em muitos avanços na área da saúde, por isso, colaborarmos na jornada do hub Inova HC foi um desafio que através do Design Estratégico nos permitiu atuar em parceria com importantes atores de inovação que estão unidos para impactar a saúde dos cidadãos”.
Programa de Inovação do TCU: Instituto Tellus realiza curso de design de serviços públicos para instrumentalizar servidores do órgão
Iniciativa de Ensino Híbrido: projeto da Secretaria de Educação de SP realizado pelo Instituto Tellus impacta 500 mil jovens
Projeto de qualificação do atendimento nas policlínicas de Santos tem desenvolvimento do Instituto Tellus