Cuidando de Todos | Cuidando do seu Coração

DESAFIO:
Como podemos desenvolver um modelo replicável e sustentável para a melhoria do rastreamento, diagnóstico, tratamento e controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na cidade de São Paulo?
SOLUÇÃO:
Foram orientadas por desafios concretos enfrentados nos cotidianos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e são baseadas em quatro pilares estratégicos: gestão do processo de cuidado, cujo objetivo é compreender todas as ações de cuidado, quais dados e informações se pode obter, e planejar e agir com base em números e evidências; busca ativa, com propósito de rastrear e encaminhar pessoas com fatores de risco e DCNT, além de outras estratégias de prevenção e promoção à saúde; diagnóstico, potencializando a equipe médica para o devido diagnóstico, estratificação de risco, pactuação de planos de autocuidado, registro e seguimento dos usuários; e adesão aos cuidados, instrumentalizando equipe e usuários para promoção do cuidado e autocuidado com foco em adesão aos cuidados para Mudança no Estilo de Vida (MEV).

Contexto

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS/ SP) lançou o programa Cuidando de Todos que, por meio de ações para melhorias de prevenção, conscientização, rastreamento, controle, tratamento e adesão das pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) às estratégias de saúde na Atenção Básica, busca assegurar redução nas taxas de complicações e mortes associadas à essas doenças.

Liderada pela área técnica de DCNT da Atenção Primária à Saúde do município, a iniciativa Cuidando de Todos conta com o apoio da iniciativa internacional de fortalecimento de sistemas de saúde CARDIO4Cities, criada pela Fundação Novartis que, no Brasil, ganhou o nome de Cuidando do seu Coração, tendo o Instituto Tellus como parceiro técnico e implementador da iniciativa localmente.

Assim, os bairros de Itaquera e da Penha, na Zona Leste e Sudeste de São Paulo, foram selecionados para que o Cuidando de Todos fosse acelerado pela iniciativa Cuidando do seu Coração, cuja ação é identificada como Cuidando de Todos l Cuidando do seu Coração. Nos dois territórios, as soluções inovadoras, respaldadas pelo Protocolo Cuidando de Todos, são implementadas e testadas em modelos pilotos e, uma vez aprovados, são passíveis de serem escaláveis sempre que fizer sentido.

A ação compartilhada Cuidando de Todos l Cuidando do seu Coração conta com parceiros de entidades e organizações sociais sem fins lucrativos, a começar pela  Fundação Novartis, idealizadora e viabilizadora da iniciativa e parceiros internacionais, o PATH e o Swiss Tropical and Public Health Institute (SwissTPH), parceiro-avaliador de impacto. Localmente, o Instituto Tellus como parceiro-implementador;  a UMANE como parceiro investidor estratégico; a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP); a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH); a IQVIA Brasil, parceiro-avaliador de impacto, e o Centro Afiliado para a Quarta Revolução Industrial no Brasil (C4IR Brasil).

A Fundação Novartis gostaria de ser uma faísca nessas parcerias multidisciplinares e nessas redes de apoio para continuar a envolver governos em atividades multidisciplinares.

Johannes Boch, Fundação Novartis.

Principais soluções cocriadas e implementadas

Protocolo “Cuidando de Todos: DCNT na APS do MSP”: Diretriz do município de São Paulo que orienta como gestores e profissionais da saúde atuam no enfrentamento às DCNT, de maneira coordenada. É formado pelo protocolo clínico prático, protocolo de linhas de cuidados e protocolo de mesa (acesso rápido e facilitado).

Modelo de gestão e governança: Estrutura de papéis, responsabilidades e rituais na SMS para definição da estratégia de enfrentamento às DCNT e alcance das metas estabelecidas no MSP, com base na Jornada Cuidando de Todos e trilha de implementação do Protocolo. Conta com a ferramenta Planilha SIGA HDOC, que traduz dados do sistema SIGA em gráficos e tabelas para melhor visualização do perfil dos usuários com DCNT – hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol (dislipidemia) – nas UBS e permite gestão analítica.

Painel de Gestão: Ferramenta para gestão baseada em dados da linha de cuidado em DCNT com visualização de dados por UBS, regiões e município. Alimentado por dados preenchidos mensalmente por gestores das UBS e acompanhados pelos interlocutores (escalável após revisão).

Programa EAD Cuidando de Todos (seis cursos): Capacitações on-line que apoiam profissionais, equipes e gestores de saúde na implementação das ações de enfrentamento às DCNT por meio de conteúdos técnicos e comportamentais. Dentre elas, estão: Protocolo Cuidando de Todos, Literacia em Saúde, Comunicação Não-Violenta, Atender Bem Faz Bem, Práticas Inovadoras para Grupos e Embaixadores Cuidando de Todos. Os cursos são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola Municipal da Saúde (AVA/EMS).

Formação de Replicadores Estratégicos: Capacitação em formato EAD com objetivo de garantir a sustentabilidade do programa EAD Cuidando de Todos, aumentar os índices de conclusão dos cursos e aprendizagem do Programa EAD Cuidando de Todos; além de engajar e motivar os alunos buscando melhor desempenho e manutenção dos aprendizados.

Guia Cuidando de Todos na Escola: Elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal da Educação, foi desenvolvido para apoiar as equipes de saúde e educação no território, na realização de ações do Programa Saúde na Escola (PSE) relacionadas às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). 

Estratificação de risco: Guia rápido para estratificação de risco cardiovascular. Inclui ferramentas para apoiar e capacitar as equipes de saúde para sua aplicação nas UBS.

Cantinho Cuidando de Todos – conceito: Diretrizes e orientações para implementação do conceito de solução para busca ativa interna e autocuidado em todas as UBS.

 PAP – Plano de Autocuidado Pactuado: Guia para apoiar as equipes na implementação e acompanhamento do PAP nas UBS. Inclui o Cartão PAP, instrumento de apoio aos usuários e aos profissionais de saúde para que, juntos, consigam pactuar um plano de autocuidado baseado na corresponsibilização.

Combo Adesão Digital: Material desenvolvido para uso nos tablets pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em visitas domiciliares. Objetivo é apoiar os ACS no acolhimento e autocuidado dos usuários por meio de conteúdos em linguagem simples e lúdicos.

O que mais me apaixona nessa jornada de Embaixador do Coração é justamente encaminhar as pessoas para se apoderar do seu corpo, da sua saúde.

Romilson Monteiro, Embaixador do Coração na UBS Parada XV.

Linha do tempo e expansão

Em 2018, a SMS/ SP decidiu pela Supervisão Técnica de Saúde de Itaquera (STS-Itaquera) para a fase piloto da iniciativa, contemplando seis Unidades Básicas de Saúde, dentre as 24 do território. Esta escolha pelo bairro de Itaquera abrange mais de 500 mil habitantes imersos em heterogeneidades e desigualdades, entre outras características, que expressam em grande medida a pluralidade e a diversidade da capital paulista.

Em janeiro de 2019, a iniciativa foi ampliada para 18 novas UBS, contemplando todas 24 UBS da Supervisão Técnica de Saúde de Itaquera.

Com a publicação, no segundo semestre de 2019, do Protocolo “Cuidando de Todos: Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde do Município de São Paulo”, diretriz clínica e de linha de cuidado às DCNT em vigor no Município de São Paulo, houve ampliação do escopo para outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis além da Hipertensão Arterial.

No ano seguinte, em 2020, a SMS/ SP decide pela expansão da iniciativa para a Supervisão Técnica de Saúde da Penha (STS- Penha), composta por 21 UBS de diferentes modalidades e gestão. O território possui mais de 470 mil habitantes, complexidades e diversidades da região leste da cidade.

Em 2021, 71 UBS da cidade contam a solução Cantinho Cuidando de Todos e outras específicas são replicadas com capilaridade em todos os territórios do município, ou seja, nas 27 Supervisões Técnicas de Saúde (STS) das seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) de São Paulo.

Em 2022, o modelo de expansão da iniciativa é consolidado. A iniciativa é implementada em mais 161 Unidades Básicas de Saúde de toda cidade de São Paulo, totalizando 232 UBS.

Todas as ações foram cocriadas para que, de alguma maneira, gerassem sustentabilidade e replicabilidade. A liderança da SMS/ SP foi crucial para que estas soluções fosses ajustadas para atender plenamente às suas necessidades.

Yara Baxter – Fundação Novartis

Ação intersetorial

Em paralelo às soluções da iniciativa, houve um processo de ampliação de soluções específicas que tangenciam a rede de Atenção Básica e transbordam para outros departamentos, secretarias e serviços públicos. Este é o caso da solução CEU Amigo do Coração, iniciativa que forma lideranças estudantis e profissionais da educação para a criação de atividades focadas no enfrentamento às DCNT, visando fortalecer o Programa Saúde na Escola (PSE) nos objetivos relacionados a essas doenças em parceria com os Centros Educacionais Unificados (CEU) e suas unidades de ensino, envolvendo as respectivas Diretorias Regionais de Ensino da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Resultados 2018 – 2022

Nosso principal legado está relacionado com o nosso modo de fazer e a forma como construímos soluções. Isso se relaciona com metodologia que usamos para criar cada uma das soluções, que mostra que é possível e importante pensar problemas e soluções a partir do olhar de quem se relaciona com a política pública na ponta, seja como usuário, gestor ou profissional de saúde.

Mariana Silveira, Tellus.

BRASIL DESIGN AWARD

2022
RECONHECIMENTO NACIONAL 
PROJETO CUIDANDO DE TODOS / CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

O Brasil Design Award é a maior e mais importante premiação do design nacional. Realizado pela ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design, o reconhecimento tem por objetivo destacar e incentivar designers e marcas a desenvolver projetos que ofereçam valor adicional, novas funcionalidades, estética superior, eficiência excepcional, maior sustentabilidade e desempenho notável. O prêmio conta com 10 (dez) categorias principais e nosso Projeto Cuidando de Todos / Cuidando do seu Coração foi premiado na categoria Novos Serviços.

MELHORES PROJETOS DE ENFRENTAMENTO ÀS DCNTs

2022 – 2021
RECONHECIMENTO NACIONAL 
PROJETO CUIDANDO DE TODOS / CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

O Concurso de Melhores Projetos de Enfrentamento às DCNTs é realizado pelo Fórum DCNT. Tem como objetivo valorizar projetos inovadores nas áreas de prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento de uma ou mais CCNTs/DCNTs ou fatores de risco para elas. O Projeto Cuidando de Todos / Cuidando do seu Coração foi finalista no ano de 2021 e a solução modelo estruturado de busca ativa foi finalista em 2022.

PIONEERS IN SDGS AWARDS

2021
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL 
PROJETO CUIDANDO DE TODOS / CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

O Prêmio Pioneiros nos ODS prestam homenagem a organizações e indivíduos excepcionais que contribuem para a paz e o desenvolvimento sustentável, promovendo e protegendo a cultura da paz, direitos humanos e desenvolvimento sustentável nos níveis local, nacional e global. Organizado pela Journalists and Writers Foundation e seus 36 Parceiros Globais de 24 países reconhecem os Pioneiros em ODS que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas por meio de projetos inovadores e criativos. O prêmio possui 4 (quatro) categorias.

PRÊMIO – SDG GOOD PRACTICES

2021
PREMIAÇÃO INTERNACIONAL
PROJETO CUIDANDO DE TODOS / CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

O SDG Good Practices, organizado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (UN DESA) da Organização das Nações Unidas (ONU), reconheceu a solução Cantinho Cuidando de Todos como uma boa prática em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A solução foi selecionada por meio da 2ª Chamada Aberta Global 2021 para as Boas Práticas dos ODS.

A ONU buscou identificar iniciativas que apresentassem avanços inspiradores e histórias de sucesso na implementação da Agenda 2030 e que mostrassem resultados e impactos em todo o mundo, indicando boas práticas que possam ser replicadas e ampliadas para abordar lacunas e restrições existentes atualmente.

PRÊMIO – GLOBAL PERSPECTIVES ON URBAN HEALTH

2021
PREMIAÇÃO INTERNACIONAL
PROJETO CUIDANDO DE TODOS / CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

O relatório Global Perspectives on Urban Health selecionou iniciativas com abordagens inovadoras em cidades ao redor do mundo para mostrar como lidam com as desigualdades na saúde e suas soluções do mundo real para questões urgentes de saúde urbana.

PRÊMIO – APS FORTE PARA O SUS

2020
PREMIAÇÃO NACIONAL
PROJETO CUIDANDO DE TODOS / CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

A iniciativa APS Forte para o SUS – no combate à COVID-19, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, visa dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo país. As soluções do Cuidando de Todos Contra o Coronavírus foram selecionadas para fase inicial do prêmio, o Intercâmbio de Experiências.

PRÊMIO – BRASIL DESIGN AWARD

2020
PREMIAÇÃO NACIONAL
PROJETO CUIDANDO DE TODOS / CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

O Brasil Design Award é a maior e mais importante premiação do design nacional. Realizado pela ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design, o reconhecimento tem por objetivo destacar e incentivar designers e marcas a desenvolver projetos que ofereçam valor adicional, novas funcionalidades, estética superior, eficiência excepcional, maior sustentabilidade e desempenho notável. O prêmio conta com 10 (dez) categorias principais e nosso Projeto Cuidando de Todos / Cuidando do seu Coração foi premiado na categoria Novos Serviços.

PRÊMIO – TURNING THE TIDE

2020
PREMIAÇÃO INTERNACIONAL
PROJETO CUIDANDO DE TODOS / CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

O Turning the Tide é uma série de curtas-metragens sobre as ações ousadas que estão sendo realizadas por comunidades e organizações para enfrentar as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). As histórias são sobre as significativas mudanças que estão sendo feitas para uma vida melhor e mais saudável.

Outros reconhecimentos

A iniciativa também foi selecionada para o Intercâmbio de Experiências do prêmio APS Forte no SUS 2020, integrando lista de práticas reconhecidas pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Em 2021, foi reconhecida por sua abordagem inovadora em saúde pela Impact on Urban Health, integrando o relatório de pesquisa Global Perspectives on Urban Health ao lado de megalópoles como Nova Iorque, Xangai, Paris, Cidade do México e Toronto, que mostra como as cidades estão lidando com as desigualdades na saúde e compartilha soluções do mundo real para questões urgentes de saúde urbana.

Turning The Tide

A NCD Alliance e a BBC de Londres produziram uma série de curtas-metragens sobre ações realizadas por organizações e comunidades para enfrentar as DCNT em todo o mundo. A iniciativa Cuidando de Todos l Cuidando do seu Coração foi uma das selecionadas. Turning the Tide apresenta histórias sobre mudanças que estão sendo feitas para uma vida melhor e mais saudável.

O enfrentamento às DCNT é um desafio global. A iniciativa nos apoia em acelerar ações para Gestão do Cuidado em DCNT que consideram a perspectiva dos usuários, das equipes de saúde e dos gestores na promoção da saúde pública e em conexão com a Agenda 2030 da Organização Mundial da Saúde.

Karina Mauro Dib – Área Técnica das Doenças Crônicas da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

Para conhecer mais sobre a iniciativa Cuidando de Todos / Cuidando do seu Coração, basta acessar o Site, Facebook ou Instagram do projeto.

Leia mais

Parceiros, Beneficiários e Clientes

  • C4IR Brasil
  • Cidade Sao Paulo
  • IQVIA
  • PATH
  • SOCESP
  • Sociedade Brasileira de Hipertensão
  • SUS
  • Swiss TPH
  • The Novartis Foundation
  • Umane