Agência Tellus

Clique Saúde

DESAFIO:
O projeto do Clique Saúde Pelotas nasce a partir do diagnóstico da Rede Bem Cuidar, onde uma das principais necessidades identificadas é a falta de informações sobre equipamentos públicos ou a dificuldade de encontrar medicamentos disponíveis nas unidades de saúde. Muitas vezes nem mesmo os servidores sabem ou se confundem sobre informações elementares, procedimentos do SUS ou direitos dos cidadãos.
SOLUÇÃO:
Através de uma parceria com a startup Saútil, surgiu a solução de digitalização do estoque da farmácia pública central, para disponibilizar informações em tempo real de localização e disponibilidade de medicamentos. A idea foi de fornecendo ao usuário informações sobre o fornecimento de medicamentos no município.

Contexto

Pesquisas apontam que 75% da população não tem planos de saúde e dependem do Sistema Único de Saúde – SUS. E a maioria das pessoas não conhecem os direitos em relação aos recursos de saúde disponíveis e muito menos como obtê-los da forma correta. Por conta dessa carência de informação, os fluxos de acesso ao sistema de saúde, muitas vezes, ocorrem de maneira inadequada, ocasionando filas e descontentamento dos cidadãos.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus foi a primeira da Rede Bem Cuidar em Pelotas e também a unidade a receber o primeiro protótipo do totem Clique Saúde. A UBS Simões Lopes foi a segunda da Rede Bem Cuidar a receber o totem.

Parceiros, Beneficiários e Clientes

  • Comunitas
  • Prefeitura de Pelotas - Sec. Saúde e Sec. Desenvolvimento Economico