A construção desse espaço faz parte de um projeto que tem como objetivo impactar de forma positiva a aprendizagem dos alunos a partir do uso da tecnologia na escola e propor melhorias nos serviços de educação da cidade de Santos. Este projeto visa, ainda, fortalecer e colaborar para a continuidade e efetivação da política pública de pacificação restaurativa com o foco na Cultura de Paz e do Diálogo da Prefeitura de Santos, a partir do momento que torna as escolas um espaço mais atraente para os alunos, possibilita novas formas de aprendizagem e capacita a equipe pedagógica.
Foi pensando na criação de uma política pública de pacificação restaurativa com o foco na Cultura de Paz e do Diálogo, que a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Educação, promulgou pelo Decreto no 6.935 e pela Portaria no173/2013 de 17 de outubro de 2014, que instituiu e nomeou uma Comissão de Gestão para a implementação e acompanhamento do Programa Justiça Restaurativa, pretendendo-se tornar uma Cidade Educadora-Restaurativa.
O programa foi iniciado em nove escolas-piloto, escolhidas a partir de critérios como maior número de alunos e diversidade de modalidades de atendimento. São elas: UME Ayrton Senna, UME Cidade de Santos, UME Florestan Fernandes, UME Leonardo Nunes, UME Lourdes Ortiz, UME José Carlos de Azevedo, UME Pedro Crescenti, UME Pedro II, UME Vinte e Oito de Fevereiro. Essas nove escolas totalizam 7.643 alunos e 531 professores e receberam esse projeto tanto pela sua diversidade, abrangência e conexão com o tema da Cultura de Paz.
A partir de dados e informações relevantes coletadas através de consultas a mais de 1000 pessoas da comunidade escolar e da rede municipal de educação de Santos. Os principais atores envolvidos foram: o Comitê Gestor do Programa de Justiça Restaurativa de Santos; servidores da Secretaria Municipal de Educação de Santos; Secretaria de Cidadania; Secretaria de Segurança Pública; Judiciário; gestores escolares; professores e diversos alunos do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de Santos.
O Instituto Tellus desenha e implementa experiências de serviços públicos centrados no cidadão, em unidades físicas e móveis. Criamos “com” e não apenas “para” o cidadão soluções inovadoras utilizando a abordagem do design thinking.
Nosso processo se divide em quatro partes. As duas primeiras – Entendimento e Análise – são focadas na contextualização do cenário e identificação de desafios, seguidas pelas etapas de Desenvolvimento e Implementação, que têm como objetivo a criação de possíveis soluções, seleção das que são viáveis e desenho e acompanhamento da implementação.
O uso de tecnologias na educação permite desenvolver em professores e alunos as chamadas competências do século XXI, como a fluência digital, que reflete a capacidade de reformular conhecimentos, expressar-se de forma criativa e produzir conteúdos nesse ambiente. O desenvolvimento de competências visa não apenas o sucesso de aprendizagem, mas, principalmente, que seus alunos possam conquistar autonomia e que sejam capazes de fazer escolhas pessoais e cidadãs baseadas em informação, além de produzir conhecimento.
Considerando que a biblioteca escolar desempenha importante papel na elaboração de saberes informacionais, é essencial que conte com uma série de equipamentos multimídia – portas pelas quais estudantes e professores fazem curadoria, analisam e produzem conteúdos disponíveis no mundo todo. Sendo assim, na biblioteca, os usuários devem ter acesso a diferentes equipamentos eletrônicos para desempenharem atividades que vão desde pesquisas e estudos a aulas diferentes e trabalhos em grupo.
Segundo a UNESCO, “A biblioteca escolar habilita os alunos para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve sua imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis.” Assim, de acordo com a instituição, esses espaços devem ser organizados seguindo políticas claras e criadas de maneira colaborativa, que reflitam valores e propostas da escola.
Durante a etapa de implementação houve um intenso acompanhamento, buscando destravar os desafios encontrados ao longo da implementação de um novo serviço para a prefeitura de Santos.
Durante o período de implementação, todas as atividades que foram aplicadas na biblioteca, foram destinadas a engajar e sensibilizar os novos parceiros dos projetos.
Toda a comunicação e articulações feitas com fornecedores e colaboradores foram essenciais para garantir a qualidade e prazo da entrega do projeto ao município.
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