Biblioteca

DESAFIO:
Como podemos impactar de forma positiva a aprendizagem dos alunos, a partir do uso da tecnologia na escola, e propor melhorias nos serviços de educação da cidade de Santos?

Durante todo o andamento do projeto, tivemos como desafio solucionar qual seria a melhor maneira de equipar as bibliotecas das escolas municipais de Santos com tecnologias e equipamentos que favoreceriam a aprendizagem dos alunos de maneira positiva.
SOLUÇÃO:
As soluções desenvolvidas pelo Instituto Tellus dentro do projeto Biblioteca, baseado na metodologia do Design de Serviços Públicos, envolveu desde a intervenção no espaço físico, como a construção de novas experiências de aprendizagem e alfabetização a partir de uso de diferentes tecnologias, possibilitando o desenvolvimento de competências informacionais e incentivo à leitura para todas as criaças e jovens que terão contato com as 9 Bibliotecas onde o projeto foi realizado.

CONTEXTO

A construção desse espaço faz parte de um projeto que tem como objetivo impactar de forma positiva a aprendizagem dos alunos a partir do uso da tecnologia na escola e propor melhorias nos serviços de educação da cidade de Santos. Este projeto visa, ainda, fortalecer e colaborar para a continuidade e efetivação da política pública de pacificação restaurativa com o foco na Cultura de Paz e do Diálogo da Prefeitura de Santos, a partir do momento que torna as escolas um espaço mais atraente para os alunos, possibilita novas formas de aprendizagem e capacita a equipe pedagógica.

Foi pensando na criação de uma política pública de pacificação restaurativa com o foco na Cultura de Paz e do Diálogo, que a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Educação, promulgou pelo Decreto no 6.935 e pela Portaria no173/2013 de 17 de outubro de 2014, que instituiu e nomeou uma Comissão de Gestão para a implementação e acompanhamento do Programa Justiça Restaurativa, pretendendo-se tornar uma Cidade Educadora-Restaurativa.

O programa foi iniciado em nove escolas-piloto, escolhidas a partir de critérios como maior número de alunos e diversidade de modalidades de atendimento. São elas: UME Ayrton Senna, UME Cidade de Santos, UME Florestan Fernandes, UME Leonardo Nunes, UME Lourdes Ortiz, UME José Carlos de Azevedo, UME Pedro Crescenti, UME Pedro II, UME Vinte e Oito de Fevereiro. Essas nove escolas totalizam 7.643 alunos e 531 professores e receberam esse projeto tanto pela sua diversidade, abrangência e conexão com o tema da Cultura de Paz.

ESCOPO

  • Renovação e ampliação do mobiliário
  • Instrumentalização com equipamentos tecnológicos
  • Oficinas de orientação e formação da equipe pedagógica
  • Apresentação do serviço e de práticas pedagógicas que podem ser utilizadas na biblioteca

Atores envolvidos

A partir de dados e informações relevantes coletadas através de consultas a mais de 1000 pessoas da comunidade escolar e da rede municipal de educação de Santos. Os principais atores envolvidos foram: o Comitê Gestor do Programa de Justiça Restaurativa de Santos; servidores da Secretaria Municipal de Educação de Santos; Secretaria de Cidadania; Secretaria de Segurança Pública; Judiciário; gestores escolares; professores e diversos alunos do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de Santos.

Metodologia

O Instituto Tellus desenha e implementa experiências de serviços públicos centrados no cidadão, em unidades físicas e móveis. Criamos “com” e não apenas “para” o cidadão soluções inovadoras utilizando a abordagem do design thinking.

Nosso processo se divide em quatro partes. As duas primeiras – Entendimento e Análise – são focadas na contextualização do cenário e identificação de desafios, seguidas pelas etapas de Desenvolvimento e Implementação, que têm como objetivo a criação de possíveis soluções, seleção das que são viáveis e desenho e acompanhamento da implementação.

  1. Entendimento
    Objetivo: sair a campo, observar, ouvir as pessoas e suas necessidades e anseios, tentando entender como o serviço funciona e quais seus principais desafios. Algumas das ferramentas utilizadas: Entrevistas individuais, oficinas de entendimento, pesquisa secundária, pesquisa de observação, um dia na vida.
  2. Análise
    Objetivo: esquematizar os achados feitos nas entrevistas, oficinas, visitas e pesquisas de referência de maneira visual.
    Algumas das ferramentas utilizadas: jornadas, desenho de perfis, mapeamento 8 de desafios.
  3. Desenvolvimento
    Objetivo: criar soluções para os desafios encontrados anteriormente, usar algumas oportunidades percebidas na pesquisa e selecionar as soluções que serão implementadas. Algumas das ferramentas utilizadas: oficinas de cocriação, brainstorms, matrizes de priorização.
  4. Implementação
    Objetivo: tornar as ideias e soluções em projetos executáveis, fazendo testes com os participantes do projeto e aplicando as soluções propostas.
    Algumas das ferramentas utilizadas: desenho de protótipos, oficinas de prototipagem, roadmap de implementação, articulação com atores, sistematização de compras, acompanhamento de cronograma de execução. Suporte ao monitoramento das entregas de compras, montagem dos espaços, suporte ao monitoramento dos fornecedores e suas entregas, apoio ao soft opening dos espaços. Desenvolvimento de materiais gráficos, comunicação com os atores envolvidos, vistoria final dos espaços, especificação técnica de compras, apoio na definição de equipe e/ ou responsáveis, apoio no lançamento dos espaços, sistematização do instrumento de avaliação.

Porque qualificar as bibliotecas escolares

O uso de tecnologias na educação permite desenvolver em professores e alunos as chamadas competências do século XXI, como a fluência digital, que reflete a capacidade de reformular conhecimentos, expressar-se de forma criativa e produzir conteúdos nesse ambiente. O desenvolvimento de competências visa não apenas o sucesso de aprendizagem, mas, principalmente, que seus alunos possam conquistar autonomia e que sejam capazes de fazer escolhas pessoais e cidadãs baseadas em informação, além de produzir conhecimento.

Considerando que a biblioteca escolar desempenha importante papel na elaboração de saberes informacionais, é essencial que conte com uma série de equipamentos multimídia – portas pelas quais estudantes e professores fazem curadoria, analisam e produzem conteúdos disponíveis no mundo todo. Sendo assim, na biblioteca, os usuários devem ter acesso a diferentes equipamentos eletrônicos para desempenharem atividades que vão desde pesquisas e estudos a aulas diferentes e trabalhos em grupo.

Segundo a UNESCO, “A biblioteca escolar habilita os alunos para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve sua imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis.” Assim, de acordo com a instituição, esses espaços devem ser organizados seguindo políticas claras e criadas de maneira colaborativa, que reflitam valores e propostas da escola.

Implementação

Durante a etapa de implementação houve um intenso acompanhamento, buscando destravar os desafios encontrados ao longo da implementação de um novo serviço para a prefeitura de Santos.

Durante o período de implementação, todas as atividades que foram aplicadas na biblioteca, foram destinadas a engajar e sensibilizar os novos parceiros dos projetos.

Toda a comunicação e articulações feitas com fornecedores e colaboradores foram essenciais para garantir a qualidade e prazo da entrega do projeto ao município.

Parceiros, Beneficiários e Clientes

  • BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
  • Prefeitura de Santos - Sec. Saúde, Assistência Social, Educação, Mobilidade Urbana
  • VLI Logistica