Agência Tellus

Área 21

DESAFIO:
O Brasil nunca teve tantos adolescentes.
Com 21 milhões de jovens (UNICEF) e diversos desafios relacionados à educação, ao mercado de trabalho e à inserção social, o Tellus identificou uma grande oportunidade de desenvolver o Área 21. O projeto, que consiste em um laboratório Maker, nasce com o objetivo de estimular a criatividade e capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social, utilizando soluções de tecnologia e educação.
SOLUÇÃO:
A equipe do Tellus emergiu no desenho e implementação do espaço maker, que aproxima os jovens das profissões do futuro, incentivando o empreendedorismo e novas habilidades na busca pelo primeiro emprego.
O Área 21 conta com cursos de educação profissional juvenil inovadora, um espaço com mobiliário flexível e adaptável, equipamentos de tecnologia (VR, impressoras 3D e tablets, por exemplo) e a formação de educadores.

Metodologia

A Agência Tellus identificou que o projeto Área 21 poderia potencializar a compreensão e o uso do conhecimento de competências do século 21 através do raciocínio crítico e analítico em formato de jornada da metodologia de aprendizazgem baseada em projetos (PBL). O Diagnóstico e prototipação deste processo foi dado por meio de benchmarks, entrevistas com especialistas, entrevistas de profundidade com educandos e profissionais de ensino, e oficinas de cocriação e entendimento. Além de trabalhar a capacidade de lidar com incertezas e complexidades, esta metodologia permite sensibilizar os alunos para as questões da vida e da sociedade.

A Área 21 é um laboratório onde você pode soltar a imaginação e a criatividade. É onde você conhece aplicativos novos, máquinas a laser e 3D, ferramentas com as quais você não tem contato em seu cotidiano. Aqui você se solta. É como ser uma criança em um parque de diversão.

– Luara Durães, 16 anos, educanda do Instituto Ana Rosa.

O Área 21 é um ótimo lugar onde o jovem aprende coisas novas para sua vida. Além do conhecimento para atuar no mercado de trabalho, é um aprendizado para a vida! É um projeto inovador!

– Fernando da Silva, 16 anos, educando do CEAP.

WORLD CHANGING IDEAS 2019 DA FAST COMPANY – MENÇÃO HONROSA

2019
PREMIAÇÃO INTERNACIONAL
PROJETO ÁREA 21

Promovido pela revista Fast Company, o prêmio World Changing Ideas homenageia produtos, conceitos, empresas, políticas e projetos que buscam inovação para o bem da sociedade e do planeta chega a sua terceira edição. A edição de 2019 selecionou 17 categorias (Excelência Geral, Propaganda, IA e Dados, Aplicativos, Produtos de Consumo, Criatividade, Tecnologia do Mundo em Desenvolvimento, Educação, Energia, entre outras) e cerca de 300 menções honrosas.

A Área 21 um lugar onde posso trabalhar com outras pessoas, desenvolver minhas ideias e colocá-las em prática. Aqui, podemos trabalhar com ferramentas diferentes, que não costumamos ter acesso em nosso cotidiano.

– Lucas do Vale, educando do CEAP.

As salas da Área 21 são totalmente diferentes de salas comuns. O espaço é mais chamativo. E eu acho que é mais a nossa cara, a cara dos adolescentes. Nós percebemos que, do começo do curso até o fim, o ambiente está em constante mudança. Tudo o que produzimos passa a fazer parte do espaço e isso nos traz um conforto. Nos sentimos pertencentes àquele lugar. Porque que sabemos que o que está ali fomos nós que fizemos.

– Bianca Silva, 16 anos, educanda do Instituto Ana Rosa.

Além das tecnologias da Área 21, eu aprendi a trabalhar em equipe. Aprendi a lidar com opiniões diferentes, para chegar a uma conclusão e colocar em prática o que tínhamos em mente.

– Joyce, 15 anos, educanda do Instituto Ana Rosa.

O “World Changing Ideas 2019” é um prêmio que homenageia produtos, conceitos, empresas, políticas e projetos que buscam inovação para o bem da sociedade e do planeta. O Instituto Tellus, com o seu projeto Área 21, foi a única instituição brasileira a receber uma menção honrosa na categoria Educação.

Leia mais

Aqui você fica à vontade. É um lugar onde você tem acesso a muitas ferramentas que te ajudam a desenvolver seu projeto. Se precisar de algo,, você pega e usa. E o professor está sempre ali para te ajudar.

– Wesley da Silva, educando do CEAP.

Parceiros, Beneficiários e Clientes

  • BrasilPrev
  • CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante
  • Cielo
  • Comgás
  • CONDECA
  • Fundação Telefônica
  • Governo do Estado de São Paulo - Sec. Cultura
  • Instituto Ana Rosa
  • Mattos Filho
  • Samsung