Agência Tellus

Agente Bem Cuidar

DESAFIO:
O Agente Comunitário de Saúde é o profissional responsável pelo papel de promoção e prevenção na saúde, engajando a comunidade, mapeando, consolidando e analisando as informações obtidas. Entre os desafios do Agente Comunitário de Saúde, está o de percorrer grandes distâncias para cadastrar, orientar e acompanhar famílias e grupos em seus domicílios.
SOLUÇÃO:
O Projeto Agentes Bem Cuidar reúne em si um conjunto de ações para equipar e preparar os agentes de saúde para suas jornadas de trabalho.
Desde a bicicleta, bagageiro, capacete, boda, cadeado, bolsa personalizada, identidade sonora para sinalizar sua presença na comunidade até um tablet equipado com o aplicativo Super Agente, que centraliza e organiza as informações por geolocalização e outros dados demográficos (idade, sexo e etc), otimizando o trabalho entre as equipes.

Contexto

A cidade de Pelotas possui mais de 600 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), tem aproximadamente 40% de cobertura populacional pelos Agentes, com uma estrutura de 52 Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre elas unidades tradicionais e com Estratégia Saúde da Família (ESF). O projeto nasce a partir do diagnóstico do projeto Rede Bem Cuidar, onde as principais necessidades identificadas na Atenção Básica de Saúde podem ser melhoradas com apoio e foco na jornada de atividades dos ACS, que tem como principal função atender os pacientes de forma mais humana e aproximar a comunidade das Unidades Básicas de Saúde.

Implementação

Para testar a viabilidade do projeto, os protótipos foram avançando gradualmente nas novas unidades da Rede Bem Cuidar, começando pelas equipes da UBS Bom Jesus e UBS Simões Lopes.

“Acredito que o maior legado desse projeto tenha sido empoderar o agente comunitário de saúde (ACS) na realização das suas atribuições, facilitando seu processo de cadastramento de famílias, bem como garantindo acesso simplificado a estas informações às Unidades Básicas de Saúde.”

– Ariel Macena, consultor do projeto.

Parceiros, Beneficiários e Clientes

  • Comunitas
  • Prefeitura de Pelotas - Sec. Saúde e Sec. Desenvolvimento Economico