Agência Tellus

Escola das Mães

DESAFIO:
O projeto partiu do desafio de criar um serviço acolhedor e efetivo para as gestantes e mães com crianças de até 1 ano, contribuindo, assim, para a redução da mortalidade infantil em Santos. A Escola das Mães, ação do Programa Mãe Santista, tinha como meta principal, diminuir para um digito (<10) a taxa de mortalidade infantil no município em 2016.
SOLUÇÃO:
A Escola das Mães consiste em um conjunto de ações didáticas complementares às consultas médicas. Esta iniciativa aborda na prática questões relacionadas ao planejamento reprodutivo, gestação, nascimento, maternidade, entre outras. Além de toda a conceituação, definição e implementação dos processos, o projeto ainda contou com o desenvolvimento do aplicativo Escola das Mães, uma ferramenta virtual que potencializa e oferece suporte didático à Escola das Mães.

Contexto

O município de Santos é uma das cidades com maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil, porém até 2015 vivia uma contradição; mesmo tendo um IDH alto, o índice de mortalidade infantil também era considerado bastante alto, média de 14,5 óbitos por mil nascidos vivos, na primeira década dos século XXI, o que é bem acima da recomendação da Organização mundial de Saúde (OMS) que é de 9. Por isso para o projeto de inovação e design em serviços públicos foi priorizado para o atendimento de saúde da gestantes com o foco na diminuição da taxa de mortalidade infantil.

A Escola das Mães representa para mim uma escola onde irei aprender novos conhecimentos e novas informações.

– Raquel Santanna Bastos, mãe participante da Escola das Mães

Metodologia

Duranta a fase de diagnóstico e exploração do projeto a partir da abordagem de design, foi planejada uma pesquisa que visava compreender as questões de saúde da gestante, das mães e de crianças com até 1 ano de idade da forma mais ampla e transversal possível, buscando ouvir os diferentes pontos de vista dos atores envolvidos e acompanhando as gestantes na sua rotina e nas diferentes interfaces com os equipamentos de saúde do município.

A Escola das Mães significa para mim acolhimento. A gestante precisa disso.

– Celia Cristina Moraes, gestante participante da Escola das Mães

CORE77 DESIGN AWARDS

2017
PREMIAÇÃO INTERNACIONAL
PROJETO ESCOLA DAS MÃES

Promovido pelo Core 77 em parceria com 3ERP, o prêmio visa reconhecer a excelência em todas as áreas das organizações de design, o Core77 Design Awards celebra anualmente a riqueza da profissão de design, bem como a visão e perseverança de seus profissionais. A premiação se dedica à excelência e inclusão, oferecendo a estudantes e profissionais a oportunidade de promover seus melhores trabalhos em uma escala global em 18 disciplinas de design distintas

Consideramos muito gratificante o recebimento de uma premiação dessa magnitude, pois nos mostra a importância das ações realizada pela Comunitas, unindo o setor público, privado e sociedade, no oferecimento de serviços públicos de qualidade para a população brasileira. Esperamos e trabalhamos para que ações como a Escola das Mães sirvam de referência e sejam aplicadas em outras cidades, impactando o maior número de cidadãos possível

– Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas

Impacto

A Escola das mães já realizou mais de 200 grupos de orientação, com quase duas mil gestantes participantes. Os temas abordados vão desde a maternidade, sexualidade, bem estar, até trabalho, educação e lazer, com a metodologia da vivência prática. De acordo com Celia Cristina Moraes, gestante participante da Escola das Mães – “A Escola das Mães significa para mim acolhimento. A gestante precisa disso.”

A Escola das Mães, visou ampliar o acesso ao pré-natal e acompanhamento das mulheres grávidas de Santos e, também, para que estas mães recebessem uma formação. Além de proporcionar um pré-natal mais acolhedor e afetivo, a Escola das Mães, criou uma trilha para família, parceiros e futuras mães para se prepararem para a maternidade com mais conhecimento e contato com uma rede de apoio de especialistas.

– Aline Dunhão, líder de projetos no Tellus

Leia mais

Parceiros, Beneficiários e Clientes

  • Comunitas
  • Prefeitura de Santos - Sec. Saúde, Assistência Social, Educação, Mobilidade Urbana