Agência Tellus

Viva o Laranjal

DESAFIO:
A região da Praia do Laranjal, em Pelotas/RS, era uma região que atraía poucos visitantes e era pouco cuidada pela comunidade, somando diversos problemas como, por exemplo, segurança, acúmulo de lixo e depedração. O Projeto Viva o Laranjal! surge para agir e explorar o potencial de lazer e turismo da praia do Laranjal, convidando moradores, visitantes e turistas e vivenciarem a praia de uma maneira nova.
SOLUÇÃO:
As soluções do projeto Viva o Laranjal foram mapeadas e construídas em três pilares:

• Hospitalidade, que compreende quiosque de serviços, bicicletário público, bebedouro, sanitários, e iluminação;

• Vivência, que inclui empréstimo de bicicletas, material esportivo e a prática de esportes aquáticos, entre outros;

• Convite, que integra ações que acontecem em dias e horários marcados como apresentações, eventos entre outras atividades.

Contexto

A cidade de Pelotas era conhecida como a cidade dos trailers e dos quiosques de lanches. As instalações ficavam fixas em várias áreas públicas e muitas vezes de forma irregular.

Na Praia do Laranjal (laguna dos patos que banha Pelotas e outras cidades no Rio Grande do Sul), alguns dos quiosques de lanches se tornaram casas irregulares sob a areia. Durante o Governo do Município no ano de 2014 foi decretado a retirada destes trailers e quiosques fixos, e de maneira planejada a Secretária de Mobilidade Urbana do Município desenvolveu um padrão arquitetônico para 6 novos quiosques, com o objetivo de oferecer concessões para a iniciativa privada.

Entre os 6 quiosques, foi definido que um deles seria da Prefeitura, com a intenção de oferecer novos serviços de utilidade pública na praia para os cidadãos.

Metodologia

A metodologia que foi utilizada é baseada na abordagem e modelo mental do Design Thinking. Na fase inicial de diagnóstico e exploração, há o momento em que se busca enxergar o desafio da forma mais ampla e holística possível, levantam – do informações sob diferentes óticas e aspectos.

Da fase do diagnóstico até a implementação do projeto foram realizadas uma série de visitas e observações na região da praia, entrevistas de profundidade, dinâmicas de entendimento, definições de conceito, oficinas, pesquisas de dados, prototipagem até a implementação.

Mapa de Soluções

Abaixo o mapa com as soluções cocriadas e implementadas dentro dos critérios estabelecidos inicialemente no projeto

Implementação Projeto Viva o Laranjal

O quiosque é a base de uma rede de estruturas que irá renovar a região, atraindo mais turismo e investimentos. Teremos mais unidades focadas em gastronomia com o objetivo de complementar essa estrutura.

– Eduardo Leite, Prefeito de Pelotas durante a implementação do projeto, atual Governador do Rio Grande do Sul.

Para Letícia Fachini, líder que conduziu o projeto, “o maior legado do projeto Viva o Laranjal, foi ofertar serviços mais inclusivos para os cidadãos, permitindo oportunidades as para pessoas com mobilidade reduzida desfrutar e vivenciar intensamente o Bairro Laranjal.”

Parceiros, Beneficiários e Clientes

  • Comunitas
  • Prefeitura de Pelotas - Sec. Saúde e Sec. Desenvolvimento Economico