Uma coletânea de livros sobre inovação. É disto que se trata o texto abaixo. Nos últimos textos, temos falado muito sobre a importância da inovação, estudo de casos e questões atuais, entretanto, de vez em quando, é bom voltarmos aos livros para nos aprofundarmos em questões mais teóricas, mais densas ou, simplesmente, revisitarmos os clássicos. Abaixo você confere a lista de livros para incrementar a sua biblioteca.

1. “A Arte da Inovação”, por Tom Kelley

IDEO e Tom Kelley são sinônimos de inovação. Já falamos um pouco sobre a história da empresa e deste engenheiro elétrico que se tornou uma das maiores referência em inovação no mundo no texto Design Thinking: Uma introdução ao tema.” Na busca pelo novo, Kelley inovou também na forma de compor times. Enquanto as empresas de criatividade e inovação da época contratavam predominantemente publicitários, designers e artistas, Kelley foi buscar uma equipe multidisciplinar para assumir seus projetos. O livro “A arte da Inovação” é um clássico que merece ser relido (caso você já tenha lido) ou quase que obrigatório para quem está começando na área de inovação. Disponível em português, o livro também possui versões em e-book.

2. “As 10 Faces da Inovação”, por Tom Kelley e Jonathan Littman

Sim, mais um livro do Kelley. Mas o que podemos fazer? Além de criativo, Kelley também é um autor best-seller. Este livro explica os dez modelos desenvolvidos pela IDEO, por meio dos quais qualquer empresa pode inovar em diferentes situações. Separado em personas, que incluem, por exemplo, “o antropólogo”, “o saltador de obstáculos”, “o arquiteto de experiências” e “o polinizador”, este livro é todo ilustrado com exemplos reais e estudos de casos. Caso queira saber um pouco mais, em 2005, a dupla de autores publicou um artigo na revista Fast Company com o mesmo título do livro. Disponível aqui, em inglês.

3. “Dez Tipos de Inovação”, por Larry Keeley

Larry Keeley é designer, estrategista de inovação e diretor da Doblin, uma consultoria focada na área. Seu livro, “Dez Tipos de Inovação” é quase que um guia passo a passo para aplicar metodologias de inovação em projetos. Segundo a sinopse do livro, “Dez Tipos de Inovação ajudará você e suas equipes a identificar o que deve ser feito quando as apostas são altas, o tempo é curto e você de fato precisa criar um avanço de ruptura.” O site oficial (em inglês) reúne algumas informações extras e um aplicativo que serve como toolkit interativo. Completando a nossa indicação, abaixo você confere um TEDx Talks apresentado pelo autor (também em inglês).

Leia também:

  • 10 princípios para o design na era da inteligência artificial, segundo Yves Béhar – leia aqui
  • Inovação social: O que é e como podemos conectar com serviços públicos – leia aqui