Diante do desafio sistêmico de atuar na contenção do Covid-19 e na mitigação dos seus impactos negativos, desenvolvemos o Programa Covid Zero. Iniciativa que convidou Governos, empresas, instituições e sociedade civil para se unir, desenvolver e implementar juntos soluções para atuar na redução do coronavírus e nos seus efeitos na sociedade. Neste Pilar, foram nossos parceiros: Novartis Foundation, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC) e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
O Programa Covid Zero atuou no desenvolvimento de iniciativas que auxiliassem na identificação e implementação de tecnologias de rápida adoção para colaborar com os equipamentos e profissionais de saúde no diagnóstico, priorização e tratamento do Covid-19.
Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) e uma força tarefa composta para criar um programa de inovação aberta com foco na identificação e apoio ao desenvolvimento de soluções de combate ao vírus e aos efeitos da pandemia da Covid-19 nos serviços públicos de saúde.
O Tellus fez parte dessa força tarefa do Programa IdeiaGov contra o COVID19, juntamente a diversos parceiros englobando Governo do Estado, instituições de pesquisa e organizações do terceiro setor para mobilizar esforços para adoção de tecnologias contra o COVID-19. E colaborarem na estratégia e operação de editais:
O desafio consistia em “Como podemos desenvolver, implementar e monitorar uma política pública de inovação aberta do Estado de São Paulo, articulando os esforços públicos e privados para superar desafios da gestão pública e oferecer melhores serviços ao cidadão?”
O projeto apoiou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo no desenvolvimento e operação do Programa IdeiaGov na causa Juntos Contra o COVID 19. O Programa tem o objetivo de identificar tecnologias de rápida adoção para colaborar com o Estado no combate à pandemia.
Desenvolvemos o desenho do modelo de atuação do Programa IdeiaGov, prevendo o desenho de uma política pública que seja sustentável financeiramente, politicamente e juridicamente, bem como o Blue Print do Programa (ferramenta que pode ser aplicada por gestores públicos para adoção de inovação em governo).
O Tellus apoiou também na operação do programa em 3 editais, para os quais foram inscritas 170 propostas e 8 soluções foram selecionadas para piloto junto ao Hospital das Clínicas e ao Instituto Butantan.
Veja algumas imagens do projeto abaixo:
Programa de Inovação do TCU: Instituto Tellus realiza curso de design de serviços públicos para instrumentalizar servidores do órgão
Iniciativa de Ensino Híbrido: projeto da Secretaria de Educação de SP realizado pelo Instituto Tellus impacta 500 mil jovens
Projeto de qualificação do atendimento nas policlínicas de Santos tem desenvolvimento do Instituto Tellus