Após fazer uma breve introdução sobre o Design Estratégico no artigo O que é Design Estratégico? O planejamento de forma sustentável, chegou a hora de aprofundar a discussão e analisar os princípios do Design Estratégico e como eles podem ser aplicados no setor público.
Para isso, trouxemos aqui algumas reflexões de Natalie Nixon, autora do livro The Creativity Leap e diretora do programa de MBA em Design Estratégico da Universidade da Filadélfia, nos Estados Unidos.
Confira os quatro princípios do design para implementar um modelo de design estratégico em uma estrutura de negócios ou em políticas públicas!
Em primeiro lugar, de acordo com Nixon, é importante entender que a educação sobre empatia está no centro do pensamento estratégico de design — e esse é o primeiro princípio do design. Por essa razão, as empresas precisam ir além de pesquisas quantitativas e interagir com os consumidores para entender, de fato, seus desejos e, em seguida, personalizar a experiência.
No Instituto Tellus, trabalhamos com projetos do setor público e, seguindo essa premissa, entendemos que precisamos compreender a fundo a busca e as necessidades dos indivíduos. Para fazer isso, utilizamos ferramentas de pesquisa em inovação, como a aplicação do teatro imersivo, na qual é possível se colocar no lugar do usuário.
Confira a participação de Natalie Nixon no TEDx, onde ela expôs a sua visão sobre o Design Estratégico:
O segundo ponto relativo aos princípios do Design Estratégico proposto por Nixon sugere que, ao realizar um projeto, tentemos enxergar a prática de outras organizações de contextos completamente diferentes.
Buscar conhecer soluções em outros setores amplia a nossa visão de mundo e pode ajudar na criação de novas estratégias. Por exemplo, um gestor de um projeto relacionado a serviços públicos pode encontrar estratégias interessantes no setor privado e, a partir disso, ter insights para o que está desenvolvendo.
Portanto, se você está focado em soluções de saúde, busque conhecer estratégias do setor de transporte ou outro que não esteja conectado com o seu cotidiano. A ideia desse princípio é abrir a mente para novas soluções e estratégias que podem ser adaptadas e/ou relidas em diferentes contextos ou setores.
Entre os quatro princípios do Design Estratégico, podemos afirmar que esse é um dos mais essenciais. Testar protótipos permite que se tente entender o efeito das soluções criadas pela perspectiva dos usuários — que, como mencionamos, devem ser o foco do projeto.
“Faça disso uma experiência ativa – queremos que as pessoas façam muitas perguntas e apresentem uma série de insights”, aconselha Nixon.
Para saber mais sobre o projeto, leia o artigo Projeto Viva o Laranjal: Transformando uma região com o design de serviços públicos.
No quarto e último item dos princípios do Design Estratégico, a autora fala sobre como o poder da narrativa ajuda grandes marcas a comunicarem e construírem conexão com o consumidor.
Em projetos no setor público, podemos relacionar esse princípio à importância e ao potencial da comunicação. Por meio dela, é possível construir uma conexão maior com o usuário a fim de colocá-lo como peça central no planejamento.
Não faz sentido levar soluções para um público que não necessita ou não se interessa pelo o que foi projetado. Portanto, criar um vínculo para compreendê-lo melhor é fundamental para ser estratégico.
Quer saber mais sobre design? Confira o Tellus Podcast #11 com Caio Vassão:
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