No início deste ano, concluímos o projeto Engajamento Digital na Saúde, realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) Portão, localizada no município de Cotia, em parceria com a Prefeitura desse município e parceiros financiadores Roche e o Instituto Betty & Jacob Lafer.
Em dias de intensa movimentação chegam a circular cerca de 400 pessoas nesta UBS, e um dos grandes desafios do projeto foi implementar soluções digitais para otimizar e humanizar o atendimento dos cidadãos que utilizam desse serviço.
Dentre as ações implementadas podemos destacar: desenvolvimento de uma página no site da UBS e de um aplicativo para agendamento de consultas na atenção básica, instalação de totens de autoatendimento e painéis de senhas, ações de promoção à saúde, implementação de consultas com horário marcado e do serviço de “Posso Ajudar”.
Este vídeo, feito pela prefeitura de Cotia, mostra todas as melhorias realizadas na UBS.
De acordo com o líder do projeto, Marco Antonio, a somatória dessas diversas soluções implementadas ajudará bastante na melhoria da prestação dos serviços e na experiência dessas centenas de usuários que frequentam o local diariamente.
Todo o processo de Design Thinking e Design de Serviços Públicos desenvolvidos pelo projeto será apresentado, em breve, em um próximo post.
Leia também:
Programa de Inovação do TCU: Instituto Tellus realiza curso de design de serviços públicos para instrumentalizar servidores do órgão
Iniciativa de Ensino Híbrido: projeto da Secretaria de Educação de SP realizado pelo Instituto Tellus impacta 500 mil jovens
Projeto de qualificação do atendimento nas policlínicas de Santos tem desenvolvimento do Instituto Tellus