Como a transformação digital no governo e nos órgãos públicos pode impactar a sociedade

A transformação digital no governo e nos órgãos públicos

A transformação digital no governo tem o potencial de mudar significativamente as relações entre os cidadãos e a administração pública. Mas como esse processo vem acontecendo nos países mais desenvolvidos? De que forma a inovação pode nos ajudar a melhorar os serviços públicos no Brasil?

Aqui no site do Tellus, já trouxemos alguns exemplos de transformação digital no setor público.  É o caso dos artigos sobre o Cazaquistão e os desafios da segurança cibernética e sobre inovação na saúde em hospitais públicos de Goiânia e em Cingapura

Ambos são apenas alguns exemplos de como os efeitos da transformação digital no governo podem impactar a população. Neste artigo, vamos tratar mais sobre como alguns países já estão se beneficiando e como essa mudança pode trazer efeitos muito positivos para o Brasil.

Transformação digital no setor público em países desenvolvidos 

A transformação digital no governo está presente em vários cenários e já está beneficiando cidadãos de diversos lugares. Nos países desenvolvidos, esse movimento é muito mais acelerado, pois essas nações já contam com grandes infraestruturas, além de terem maior liberdade econômica e homogeneidade no mercado digital. 

Na União Europeia, por exemplo, existem, hoje, cerca de 412 milhões de usuários e um dos maiores campos de oportunidades para empresas de produtos e serviços digitais.

Nesse sentido, um outro exemplo de transformação digital no governo que já publicamos aqui no site foi a iniciativa Govtech Portugal. Com projetos que se enquadram dentro de um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, o GOVTECH Portugal 2019 buscou protótipos funcionais de soluções que possam ajudar com problemas do próprio país e também de países em desenvolvimento. Em uma iniciativa que uniu os setores privados e públicos, foram selecionados projetos de saúde, educação e infraestrutura.

O Brasil está preparado para a transformação digital no governo?

Por mais que a situação do Brasil seja muito diferente daquela dos países desenvolvidos, temos aqui, atualmente,  o segundo maior potencial de transformação digital do mundo, estando atrás apenas da Índia. 

Isso ocorre porque o nosso país conta com muitas empresas novas e – felizmente – com o surgimento de ótimas ideias. Para se ter uma ideia, apenas em 2020, foram abertas 3,3 milhões de novos negócios por aqui – o maior número desde 2011.

Esse tipo de organização, com pouco tempo de mercado, está mais aberta a aceitar e encontrar bons resultados ao adquirir iniciativas digitais em seus processos. Enquanto boa parte das empresas que compõem os mercados desenvolvidos têm uma cultura enraizada e mais rígida, um mercado que conta com empresas novas é muito mais flexível e, assim, mais propenso a obter resultados com a transformação digital.

Além disso, o setor público no Brasil tem discutido soluções que podem impulsionar a transformação digital do país. As novas tecnologias, como a rede 5G, e as regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), demonstram que o país tem amadurecido no âmbito digital. 

O INOVA HC é um hub de inovação em saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e um exemplo de como a transformação digital também já está acontecendo por aqui:

>> Clique aqui para saber mais sobre o Inova HC

Como a transformação digital no governo pode beneficiar o país?

De acordo com o levantamento do Estratégia Brasileira de Transformação Digital 2018 (E-Digital), implementar soluções inovadoras a partir de uma estratégia digital eficiente pode aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) anual em 5,7% e economizar os custos de atendimento e serviços públicos em 97%.

Segundo Alex Vieira, vice-presidente da Squadra Digital, em artigo publicado no IT Forum 365, “o caminho para a melhoria real dos serviços públicos passa pela adoção de modernos sistemas, pela contratação de consultorias especializadas e pelo planejamento de um ambiente de colaboração abrangente que envolva o Governo e a sociedade privada como um todo. Afinal, com o apoio de especialistas e companhias preparadas para o desenvolvimento de inovações técnicas, os administradores públicos terão condições de entender melhor as possibilidades disponíveis no mercado e, assim, agilizar a modernização dos órgãos governamentais”. 

Vieira completa: “a colaboração entre empresas e administradores públicos pode representar ganhos de performance, promovendo a transformação digital e a implementação das iniciativas de transformação. Assim, o Governo terá a possibilidade de otimizar a curva de aprendizagem necessária para o desenvolvimento e a aplicação de projetos complexos de infraestrutura e segurança, garantindo qualidade em suas aplicações”.

transformacao digital no governo hub inova juntos
Equipe responsável pelo projeto Hub Inova Juntos durante estruturação e validação da jornada de construção do hub de inovação em políticas públicas projetado pelo Instituto Tellus em uma iniciativa da Comunitas — mais um exemplo de fomento à transformação digital no governo.

O especialista afirma, ainda, que “por meio de parcerias público-privadas e da aproximação com as pessoas, o setor público tem a chance de avançar na transformação digital, fundamental para que o Brasil desenvolva seus serviços públicos e consiga entregar melhores condições à população, dentro de um contexto global que exige mais rapidez e inteligência. O desafio é investir em tecnologia e, ao mesmo tempo, em uma nova cultura voltada à digitalização dos serviços”.

Isso significa, portanto, que nós, de diferentes organizações e setores, precisamos aproveitar o contexto favorável do Brasil para construir cada vez mais soluções a fim de reestruturar processos e impactar a sociedade de forma positiva e inovadora. Dessa forma, a transformação digital no governo também poderá ser acelerada por aqui e trazer um real impacto para a vida dos cidadãos brasileiros.

Quer saber mais sobre inovação e políticas públicas? Confira o Tellus Podcast #12 com Fabiana Ruas, Diretora do Centro de Pesquisa e Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU):