Oftalmóvel

DESAFIO:
Com a alta procura de exames oftalmológicos em Santos o número de pacientes que buscavam esse tipo de tratamento estavam ficando cada vez maiores, dificultando cada vez mais o atendimento.
Portanto, o primeiro e principal desafio deste projeto foi encontrar uma maneira de trazer os serviços de oftalmologia para os pacientes, de maneira simples e prática, com foco principalmente em atender todos os pacientes da cidade.
SOLUÇÃO:
A utilização de vans para realizar o atendimento foi uma alternativa que buscava possibilitar que os habitantes de Santos pudessem ser atendidos sem precisarem se locomover longas distâncias ou entrar em uma fila de espera que crescia cada vez mais.
Com a implementação das vans de atendimento e sua locomoção pela cidade, pudemos atender um número maior de pacientes, principalmente aqueles que moravam em regiões onde não existia fácil acesso à serviços de saúde, evitando o crescimento da fila que era de 320 pacientes por mês.

DESAFIO

Com a alta procura de exames oftalmológicos em Santos o número de pacientes que buscavam esse tipo de tratamento estavam ficando cada vez maiores, dificultando cada vez mais o atendimento. Portanto, o primeiro e principal desafio deste projeto foi encontrar uma maneira de trazer os serviços de oftalmologia para os pacientes, de maneira simples e prática, com foco principalmente em atender todos os pacientes da cidade.

SOLUÇÃO

A utilização de vans para realizar o atendimento foi uma alternativa que buscava possibilitar que os habitantes de Santos pudessem ser atendidos sem precisarem se locomover longas distâncias ou entrar em uma fila de espera que crescia cada vez mais. Com a implementação das vans de atendimento e sua locomoção pela cidade, pudemos atender um número maior de pacientes, principalmente aqueles que moravam em regiões onde não existia fácil acesso à serviços de saúde, evitando o crescimento da fila que era de 320 pacientes por mês.

METODOLOGIA

Após a fase de diagnóstico e exploração, pudemos partir para uma abordagem que visava entregar uma alternativa que fosse útil à população e trouxesse resultados que diminuíssem a longa espera por uma consulta oftalmológica no estado de Santos. Para que isso fosse feito, foram realizados diversos estudos e visitas a unidades móveis de saúde já existentes para entender qual seria a melhor opção para o nosso projeto. Feita a coleta dos dados necessários para tomarmos a decisão, equipamos os veículos que seriam utilizados no projeto com os materiais necessários para o atendimento, acionamos as equipes de médicos para atenderem e manusearem os equipamentos e posicionamos os pontos móveis de atendimento pela cidade, com rotas pré-definidas para atender toda a população.

IMPLEMENTAÇÃO

Parceiros, Beneficiários e Clientes

  • BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
  • Prefeitura de Santos - Sec. Saúde, Assistência Social, Educação, Mobilidade Urbana
  • VLI Logistica