Agência Tellus

StartOut Brasil

DESAFIO:
No mundo do empreendedorismo, são recorrentes as histórias de empresas que tentam mudar de país e, por diversos desafios, da língua às novas leis, não conseguem se adaptar ao novo mercado.

O Programa InovAtiva Brasil surge com o intuito de internacionalizar startups brasileiras e estruturar um serviço de Soft Landing capaz de aumentar o sucesso dessas startups no mercado global. O projeto ainda tem como objetivo criar sustentabilidade e gerar protagonismo brasileiro no cenário de empreendedorismo global, facilitando o desenho de um empresas brasileiras que sejam replicáveis em outras realidades.
SOLUÇÃO:
Após a etapa de análise do contexto atual e a cocriação de soluções para o tema, foi desenvolvido um toolkit com ferramentas de trabalho para os empreendedores. O toolkit é composto por blueprint (mapa estratégico do serviço) do Programa de Internacionalização InovAtiva que conta com o detalhamento dos quatro estágios do serviço (seleção, missão, reconhecimento e landing), além de encaminhamentos para o futuro e recomendações para a criação de uma plataforma de conexão do ecossistema de startups brasileiras.

Contexto

O Projeto InovAtiva nasce de uma parceria do antigo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – Secretaria de Inovação e a Embaixada Britânica – Prosperity Fund, com a execução técnica da Anpei – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, com o objetivo de criar um programa de internacionalização para startups brasileiras no Reino Unido, denominado UK Chapter.

Metodologia

Através da abordagem do design de serviços, coordenamos o entendimento do contexto e a cocriação de soluções para estruturar um serviço que possibilitasse aumentar o sucesso de startups brasileiras no mercado internacional. A fim de criar sustentabilidade para o programa Uk Chapter InovAtiva e gerar protagonismo no cenário de empreendedorismo global, buscou-se o desenho de um serviço de internacionalização brasileiro que fosse replicável para outros ecossistemas. A fim de criar sustentabilidade para o programa Uk Chapter InovAtiva e gerar protagonismo no cenário de empreendedorismo global, buscou-se o desenho de um serviço de internacionalização brasileiro que fosse replicável para outros ecossistemas.

Para o projeto StartOut Brasil, o processo de cocriação teve um papel fundamental na concepção dos quatro eixos estruturantes do programa (Seleção, Reconhecimento, Missão e Landing). O desenho dessa estrutura só foi possível com participação ativa dos usuários e demais stakeholders nas oficinas.

– Leandro Pasini, consultor do projeto.

Implementação

A última etapa do projeto é implementação das soluções cocriadas, testadas e validadas pelos responsáveis.

Parceiros, Beneficiários e Clientes

  • Anpei - Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras
  • Embaixada Britânica de Brasilia
  • Inovativa Brasil
  • Pátria Amada - Governo Federal
  • Uk Trade Investment