Com o objetivo de promover boas práticas e inovação na gestão pública, o Instituto Tellus realiza o evento: Trilhas – novos caminhos na Saúde Pública. Esta iniciativa faz parte do programa Saúde em Ação, da Secretaria de Estado da Saúde.

Para fortalecer o ecossistema de inovação na gestão pública, o evento busca criar espaços propícios para a colaboração entre os gestores públicos do estado de São Paulo e estimular a construção de novas perspectivas para desafios presentes na agenda dos municípios.

Nesse sentido, os encontros visam promover o debate e a reflexão crítica a partir de situações concretas, explorando práticas e ferramentas inovadoras que auxiliem os gestores municipais na resolução de desafios do dia a dia. Com isso, os gestores públicos da saúde podem trilhar seus próprios caminhos a partir de vivências e aprendizados em rede.  

Programação do Trilhas – novos caminhos na saúde pública

O evento realizado no interior de São Paulo, em Itu, teve sua programação e conteúdo elaborados a partir de pesquisas com os gestores municipais, identificando as maiores dificuldades e temas prioritários a serem trabalhados na saúde pública.

Considerando o atual cenário na gestão de Saúde Pública no Brasil, a série de encontros do Trilhas foi desenhada em três módulos presenciais para gestores municipais de saúde que compõem o Programa Saúde em Ação. Os temas dos módulos são:

  • Caminhos para liderar pessoas e projetos, nos dias 23 e 24 de outubro de 2019 
  • Caminhos para viabilizar recursos e parcerias, nos dias 27 e 28 de novembro de 2019 
  • Caminhos para gerir crises e judicializações, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2019

Gestores e servidores públicos de mais de 70 municípios do Estado de São Paulo, participaram dos três módulos do Trilhas onde as temáticas foram trabalhadas por meio de discussões de gerenciamento de projetos públicos, workshops, debates e oficinas com os participantes.

Durante o primeiro módulo, o filósofo Clóvis de Barros trouxe reflexões sobre como a mudança e a inovação são fundamentais para construir novas perspectivas e desenvolver caminhos transformadores para a saúde pública.

O segundo módulo, chamado Caminhos para viabilizar recursos e parcerias, teve como foco discussões sobre financiamento na Saúde Pública, apresentando diferentes possibilidades de captação de recursos que buscam dar sustentabilidade ao sistema. 

Por fim, o terceiro módulo, “Caminhos para gerir crises e judicializações” discutiu os desafios e problemas enfrentados pela Saúde nos momentos de crise. O encontro teve foco em judicialização e como ela afeta o andamento normal das gestões, contribuindo para conhecer o que é, enfim, uma crise, e como lidamos com ela de maneira eficiente.

Ao todo, o projeto contemplou um total de 74 municípios de cinco regiões do estado de São Paulo, e contou com cerca 150 representantes da gestão municipal de saúde por cada módulo dos encontros.

Em cada módulo, um conjunto de especialistas proveniente de diferentes lugares do Brasil foi convidado para discutir e trazer casos que pontuam aspectos centrais da gestão pública, buscando conectar teoria e prática. 

A partir dessas discussões, os participantes trabalharam com casos e ferramentas que ilustram questões do cotidiano da gestão pública, mostrando caminhos possíveis e novos para sua resolução.

“Considero o Trilhas como uma oportunidade de repensar as práticas formadoras na gestão, trazendo, para além da técnica e do conhecimento, a possibilidade de que municípios diferentes possam compartilhar suas experiências sobre os desafios na saúde pública.” De acordo com Ariel Macena – líder de projetos no Tellus, “a oportunidade de trabalhar em conjunto um SUS forte e integrado pela via da inovação, fortalecendo as redes, como propõe o Programa Saúde em Ação, é um dos melhores resultados do Trilhas”.

O Programa Saúde em Ação

O Programa Saúde em Ação, foi elaborado com o intuito de mudar a forma como a população enxerga as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e para colocar em prática uma nova maneira de fortalecer as Redes Regionais de Atenção à Saúde. O Instituto Tellus é um dos parceiros técnicos do programa, que foi criado em 2013 pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a partir do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Desde 2017, o Tellus atua nas capacitações dos profissionais das UBS’s e os gestores municipais da saúde por meio de oficinas e metodologias ágeis e inovadoras para aprimorar o processo de acolhimento ao cidadão e fortalecer a imagem da Atenção Básica perante a população. Além disso, busca uma melhoria na produtividade dos processos para população, damos suporte à implantação do sistema de informação e-SUS.

Leia também:

  • Programa Saúde em Ação gera engajamento e atendimento humanizado por meio de gamificação – Acesse aqui