3 toolkits para aplicar Inovação e Design

Toolkit é um conjunto de guias, ferramentas e diretrizes para facilitar a implementação de um algum método aplicado em projetos. Muito usado para implementar a abordagem de Design Thinking, os toolkits possuem formas diversas e são utilizados para vários cenários, sempre com o foco em auxiliar a resolução de um problema. No texto de hoje, vamos reunir algumas referências de “caixas de ferramentas”, um deles desenvolvido por nós, do Tellus.

Design Thinking: Toolkit para governo

Criado para o Tribunal de Contas da União, o toolkit para governo é um projeto do Instituto Tellus que apresenta 6 fases para a implementação de Design Thinking em serviços públicos. Com uma coletânea de ferramentas, o sistema passa pelas fases de: Empatia; (Re)Definição; Ideação; Prototipação e Teste.

Cada fase inclui um grupo de ferramentas, onde são detalhados o objetivo do processo, tempo necessário, equipe, materiais e recursos, além de um passo a passo de todo o processo. Por exemplo, na Fase 1: Empatia, a ferramenta de Desk Research é utilizada para “compreender o contexto do projeto por meio de pesquisa na internet, artigos, mídia impressa, etc. Estas informações alimentam a equipe para a melhor compreensão do desafio do projeto, auxiliando a construir uma pesquisa profunda e estruturar entrevistas e saídas a campo mais eficazes.”

A ferramenta também instrui o usuário o tempo necessário para realização de cada etapa, dependendo do escopo do projeto, para a execução. Além do passo a passo, o toolkit também sinaliza pontos de atenção. No caso do Desk Research, “ao iniciar uma pesquisa, é comum um assunto puxar o outro. Este aprofundamento pode trazer descobertas reveladoras. Porém, cuidado para não se perder com tantas informações. Imponha limites, determinando um tempo para esta tarefa.”

Além disso, em parceria com a OLACEFS e o TCU, o Tellus desenvolveu o mesmo toolkit em espanhol, com o objetivo de fomentar a inovação e design em outros órgãos de controle da América Latina.

Design Kit: Toolkit by IDEO

Enquanto o Toolkit para Governo aborda um cenário específico, o desenvolvimento de inovação no setor público, o toolkit da IDEO é mais abrangente. Separado em 3 métodos: Inspiração; Ideação e Implementação, o Design Kit também sugere um passo a passo para cada ferramenta, além de definir um nível de dificuldade.

A IDEO também possui um Design Kit em formato de baralho, com 32 cartas contendo exercícios de design que você pode usar para desenvolver processos de inovação e criatividade.

DIY: Desenvolvimento, Impacto & Você

Projetado pela Nesta, este é um kit de ferramentas sobre como inventar, adotar e adaptar ideias que entregam melhores resultados. Segundo o material, “(o toolkit) foi elaborado a partir de um estudo de milhares de ferramentas e inclui apenas aquelas que especialistas consideram mais úteis.” Separado por temas, o toolkit inclui ferramentas – das mais tradicionais -, como Análise SWOT, até Plano de Teste de Protótipos. Um pouco mais complexo que os anteriores, o toolkit da Nesta reúne modelos que podem ser impressos e preenchidos, de acordo com a necessidade do usuário.

3 toolkits para aplicar Inovação e Design