No mês de novembro, o Programa VOA da Ambev encerrou o ciclo de 2019 para Organizações Sociais de todo o Brasil. O encontro final do programa aconteceu na sede da Ambev em São Paulo e contou com a participação de 70 Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

O Programa VOA

Com a missão de ajudar organizações sociais a atingir seus sonhos e alavancar o impacto social, o Programa VOA é uma iniciativa da Ambev de mentoria e capacitação em gestão para Organizações da Sociedade Civil (OSCs). 

O programa aloca executivos da Ambev que se propõe a dedicar seu tempo e conhecimento para trabalhar como voluntários para o fortalecimento do ecossistema de gestão das organizações sociais no Brasil. Por meio de um acompanhamento personalizado de projetos e metas, diversas ações são desenvolvidas nas frentes de educação, voluntariado, meio ambiente, juventude e outras frentes de impacto social.

Ao todo, as Organizações participantes do ciclo de 2019 do VOA tiveram 9 módulos de vídeo-aulas no início do programa, mais de 600 reuniões de mentoria no decorrer do ano e 8 encontros presenciais para auxiliar as organizações a atingir suas metas. Os encontros presenciais trabalharam com temas como a mensuração de impacto, desenvolvimento de projetos, criação de storytelling e outros.

Inovação e Design Estratégico no VOA

Este ano a Agência Tellus apoiou o Programa VOA trabalhando como parceiro técnico na implementação e no redesign estratégico do programa. Além de mapear, acompanhar e atingir os indicadores previstos, nosso time buscou trazer o olhar do usuário do terceiro setor para a cultura e processos do programa.

Como parte de nossas ações de implementação, trouxemos inovações nos processos de acompanhamento, bem como o desenvolvimento de conteúdos e materiais de apoio para atender às necessidades das Organizações da Sociedade Civil. Os novos mecanismos de acompanhamento das organizações e dos mentores ajudaram a garantir que o programa aconteça como previsto, além de mapear e manter os indicadores de desempenho em uso.

Para o redesign, a base do trabalho do Tellus foi a escuta dos usuários. Escutamos como os usuários gostariam de ser acompanhados, apoiados e reconhecidos no programa. Trabalhamos em parceria com as OSCs e mentores por meio de metodologias de inovação, como oficinas de cocriação, pesquisas e entrevistas, e metodologias ágeis como o design sprint

Esta é uma metodologia inovadora criada pelo Google que busca conceber uma ideia em algo tangível e testável em somente 5 dias. Inspirados nesta metodologia ágil, nossa equipe buscou, por exemplo, criar uma trilha para o Programa VOA. Para isso, fizemos diferentes atividades em uma semana, como uma escuta com especialistas, uma oficina de cocriação, prototipagem e validação com mentores voluntários. As etapas do processo nos 5 dias de Design Sprint foram: entender; desenhar; decidir; prototipar e testar. Como resposta, uma nova trilha foi elaborada para auxiliar os mentores na implementação dos processos do VOA permitindo que os voluntários tenham as ferramentas e direção para ajudar as OSCs durante sua jornada.

Como resultado destas metodologias ágeis, foram desenhadas soluções que foram prototipadas e melhoradas ao longo de 2019. As soluções desenvolvidas, servirão para implementar uma versão ainda melhor do VOA em 2020 e preparar o programa para ser escalado. Além desta solução, as OSCs foram consultadas para definir como será o modelo da plataforma de gestão do VOA em 2020.

Segundo os resultados auto-declarados pelas OSCs pela autoavaliação em gestão criada pelo Tellus,  os temas que mais evoluíram nas OSCs foram a captação de recursos e o planejamento estratégico. “Além dos objetivos do projeto, o conteúdo da plataforma compartilhado com a equipe já trouxe significativas mudanças internas derivadas do diagnóstico que trouxemos do nosso primeiro encontro do VOA. Estamos trabalhando todas as áreas apoiados no modo AMBEV de gestão” Instituto Bolshoi.

Os mentores voluntários da Ambev, destacaram que sua participação no programa ajudou a  ampliar suas perspectivas e visão de mundo. Para Lucas Cabral, um dos voluntários do VOA, “a satisfação de estar ajudando uma causa social importante é dificil de explicar, deixam os dias mais leves e prazerosos. Sem dúvida, participar do VOA foi atitude mais próxima que cheguei do nosso sonho de unir as pessoas por um mundo melhor.”

“O VOA é um programa necessário, pois aproveita a complementaridade do setor privado com o terceiro setor”, explica Michelle Fidelholc, líder de projetos no Tellus. “O programa é um ganha-ganha: as organizações sociais se beneficiam das práticas de gestão da Ambev; a empresa oferece aos seus funcionários oportunidades de desenvolver projetos sociais; e a sociedade toda ganha com o impacto positivo gerado por meio de colaboração.”

Tudo o que foi aprendido com os participantes do VOA servirá de referência para gerar ainda mais impacto nos próximos anos, quando o programa escalar e beneficiar mais organizações, empreendedores e negócios sociais no Brasil. As inscrições para o ciclo de 2020 do VOA estão abertas para organizações da Sociedade Civil, Negócios e Empreendedores Sociais até o dia 10 de janeiro de 2020. Confira as instruções e regulamento no link.