Lançamos oficialmente nosso Programa Covid Zero, que une governos, empresas e sociedade civil para desenvolver e implementar juntos soluções para contenção da pandemia e minimização dos seus efeitos!

Diante desse desafio sistêmico e partindo do princípio de que nenhuma perda humana é aceitável, o Instituto Tellus desenvolve e implementa em conjunto com parceiros iniciativas focadas nos seguintes pilares:

  • Saúde: desenvolvimento de tecnologia e ações nas áreas de contenção, diagnóstico, tratamento;
  • Educação: Ensino a Distância;
  • Desenvolvimento Social: apoio no desenvolvimento e implementação de política pública nos pilares de segurança alimentar, segurança sanitária, segurança social, segurança econômica e plano de recuperação social pós COVID-19;
  • Desenvolvimento Econômico: empreendedorismo e apoio no desenvolvimento de política pública para tecnologias na saúde.

Já são nossos parceiros no Programa Covid Zero a Roche Farmacêutica, a Novartis Foundation, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC) e as Secretarias de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

PILAR DESENVOLVIMENTO SOCIAL

A iniciativa visa oferecer proteção social para o maior número de pessoas do Estado de São Paulo que se encontram em situação de vulnerabilidade durante a pandemia. O foco de atuação será a gestão de projetos para apoiar os programas prioritários da Secretaria nos pilares de Segurança Alimentar, Segurança Sanitária, Segurança Social e Segurança Econômica.

Em Segurança Alimentar, apoiará a gestão da expansão da operação de programas como o Bom Prato e o Viva Leite e contribuirá com a distribuição emergencial das 1 milhão de cestas básicas disponibilizadas pelo estado e por doadores, as quais beneficiarão 4 milhões de pessoas por mês, durante 4 meses. Além disso, a parceria também prevê o desenvolvimento de políticas de proteção social, ainda em análise pela Secretaria, e o apoio ao desenho do plano de recuperação social pós Covid.

PILAR DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Desenvolvimento de iniciativas que auxiliem na identificação e implementação de tecnologias de rápida adoção para colaborar com os equipamentos e profissionais de saúde no diagnóstico, priorização e tratamento do Covid-19.

Em parceria  com à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) apoiamos o desenho e implementação de políticas públicas para o uso de novas tecnologias em saúde, além de apoiar o desenvolvimento e implementação do Programa IdeiaGov Covid-19, de adoção de soluções inovadoras para os desafios de combate à pandemia do Covid-19 e mitigação de suas consequências sanitárias, econômicas e sociais. Após serem desenvolvidas, testadas e implementadas no Hospital das Clínicas de São Paulo (HC) e na SDE essas tecnologias e políticas públicas terão potencial de escala para outros hospitais e localidades do país.

PILAR SAÚDE

Apoio ao Núcleo de Inteligência Artificial (IA) do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC) na finalização e implantação de uma ferramenta de reconhecimento de imagem orientada por IA para o Covid-19.

Apoio na implementação e implantação de um robô móvel colaborativo que será utilizado para a realização de atividades de suporte no ambiente hospitalar, possibilitando o distanciamento social dos profissionais das áreas e dos pacientes infectados.

As frentes de atuação permanecem em desenvolvimento e expansão e o Instituto está aberto para receber sugestões e estabelecer parcerias visando atuação conjunta. Fique à vontade para entrar em contato. Todos juntos, vamos combater o Covid-19.