O cenário de saúde e inovação está mudando no Brasil e no mundo. Além das mudanças tecnológicas, transformações sociais, econômicas e políticas também impactam os avanços e as necessidades de inovação em saúde.

O INOVA HC

Criado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o INOVA HC é um hub de inovação em saúde que tem o objetivo de incentivar a inovação dentro e fora do complexo HC. Situado no maior complexo hospitalar da América Latina, o hub tem um importante papel em impulsionar o ecossistema de inovação em saúde no Brasil contribuindo para a criação tanto de novos produtos, serviços e tecnologia, bem como para construção de novas políticas de inovação em saúde.

Nesse sentido, o INOVA HC busca dar suporte às ideias e novas soluções aproximando as pessoas que estão mudando a saúde no Brasil. Essa iniciativa está alinhada com a Política de Inovação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e tem como perspectiva aproximar pesquisa acadêmica de inovação tecnológica.

Inovação e design estratégico no INOVA HC

Como podemos transformar o INOVA HC em um catalisador de inovação em saúde, por meio da conexão entre investidores e empreendedores, a fim de gerar soluções que tornem a jornada do atendimento mais intuitiva, eficiente e iterável? foi a pergunta desafio para o início do projeto INOVA HC – Programa de Inovação.

A Agência Tellus apoiou o INOVA HC trabalhando como parceiro técnico no Design Estratégico da metodologia de trabalho e do modelo de negócios do hub. Além de identificar as melhores estratégias, nosso time buscou trazer o olhar dos diferentes usuários, empreendedores, pesquisadores e colaboradores, para proporcionar o desenho de quatro programas.

 

 

Nesse contexto, foi preciso entender as principais tendências que se apresentam para um cenário de 10 anos, para pensar como o HC deve se comportar frente a essas mudanças, para que continue como referência em saúde no futuro. Para o Design Estratégico, a base do trabalho do Tellus foi a escuta dos usuários. Escutamos como os usuários gostariam de ser acompanhados, apoiados e reconhecidos nos programas. Trabalhamos em parceria especialistas e mentores por meio de metodologias de inovação, como oficinas de cocriação, pesquisas e entrevistas.

Como resultado destas metodologias, foi desenvolvido o novo modelo de negócio do Inova HC, que contempla quatorze soluções organizadas em quatro programas de inovação para fomentar o desenvolvimento de inovações e novos negócios de saúde. Essas soluções abrangem 5 dimensões: ambiente de testes, dados e informação, trilhas de formação, fomento ao ecossistema e patrocínio, com o propósito de conectar as necessidades e recursos dos atores envolvidos neste ecossistema.

As soluções desenvolvidas serão implementadas ao longo do ano de 2020 pelo INOVA HC. Segundo a líder do projeto Suellen Carvalho, “O Complexo do HC desde de sua fundação foi precursor em muitos avanços na área da saúde, por isso, colaborarmos na jornada do hub INOVA HC, foi um desafio que através do Design Estratégico nos permitiu atuar em parceria com importantes atores de inovação que estão unidos para impactar a saúde dos cidadãos.”

 

Gerar impacto na vida das pessoas, com inovação em saúde, acontece quando os agentes transformadores do ecossistema atuam em parceria. Esse projeto buscou construir colaborativamente soluções para aproximar esses agentes e fomentar a construção de um ecossistema de inovação em saúde em torno do HC FMUSP. Abaixo confira o vídeo do projeto: