O índice de mortalidade infantil cai em Santos e alcança menor taxa de sua história: 8,2 óbitos para cada 1000 nascidos vivos menores de 1 ano. Esta evolução teve a importante contribuição do projeto Escola das Mães, onde o Tellus fez um acompanhamento do acesso ao pré-natal de mulheres grávidas em Santos, além de proporcionar uma formação às mães e famílias do município. Os dados foram obtidos a partir de um levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (Sinasc).

O índice de mortalidade apresentou uma queda impactante, que agora se enquadra dentro do padrão recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Esta redução foi atribuída ao aumento da rede municipal de saúde e pelos resultados do programa Mãe Santista.

O programa Mãe Santista foi instituído em 2014 para melhorar e ampliar o atendimento e acompanhamento de gestantes durante a gravidez e até a criança completar 2 anos, período de maior vulnerabilidade. O Mãe Santista recebeu o apoio do Programa Juntos da Comunitas que propôs a criação do Escola das Mães, iniciativa complementar ao Mãe Santista que contou com a parceria técnica da Agência Tellus.

A Escola das Mães consiste em um conjunto de ações didáticas complementares às consultas médicas. A iniciativa aborda na prática questões relacionadas ao planejamento reprodutivo, gestação, nascimento, maternidade, entre outras. Além de toda a conceituação, definição e implementação dos processos, o projeto ainda contou com o desenvolvimento do aplicativo Escola das Mães, uma ferramenta virtual que potencializa e oferece suporte didático à Escola das Mães.

De acordo com Aline D´unhão, integrante da Agência Tellus, a Escola das Mães, visou ampliar o acesso ao pré-natal e acompanhamento das mulheres grávidas de Santos e, também, para que estas mães recebessem uma formação. Além de proporcionar um pré-natal mais acolhedor e afetivo, a Escola das Mães, criou uma trilha para família, parceiros e futuras mães para se prepararem para a maternidade com mais conhecimento e contato com uma rede de apoio de especialistas. 

A Escola das Mães trouxe importantes resultados para o município. A cidade passou do percentual de 13,6 mortes por mil nascidos vivos, em 2014, para 8,2 em 2019. Seu impacto foi reconhecido em 2017 com a premiação internacional de design de produtos e serviços: Core77 Design Awards.

Leia também: