Pernambuco Convida: Design estratégico no redesenho do ensino médio

“Como podemos criar coletivamente um planejamento estratégico e integrativo para implementação do redesenho do ensino médio de Pernambuco?” foi a pergunta desafio para o início do projeto Pernambuco Convida.

Criado pela Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) com apoio técnico da Agência Tellus, o projeto envolveu mais de 100 estudantes, professores, gestores escolares e profissionais de diversos setores da SEE para que fosse desenhado o plano de trabalho que será foco de parte da equipe até 2022. Essa construção usando Design Estratégico aconteceu a partir de uma série de entrevistas em profundidade e de oficinas de cocriação com grupos de 20 a 35 pessoas.

Pernambuco Convida: Design estratégico no redesenho do ensino médio

O resultado foi a soma de todos estes encontros e momentos de trabalho coletivo com uma equipe de alta qualidade técnica. “O processo de cocriação foi muito significativo e respeitado. É difícil vermos uma equipe tão engajada em um projeto de planejamento estratégico. Tivemos até exemplos de profissionais da Secretaria de Educação adaptando a Metodologia do Tellus e nossas ferramentas de design para solucionar outros desafios de suas equipes” afirma Caio Dib, líder do projeto.

A entrega final conta com o aprofundamento de todo o trabalho de design estratégico realizado – a partir de referências externas, pesquisas e detalhamento dos tópicos debatidos durante a construção coletiva – e uma série de ferramentas práticas no final de cada capítulo e nos anexos que têm o objetivo de apoiar a equipe da SEE na implementação do redesenho do ensino médio. O resultado final do projeto levou em conta a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio.

Esse material será elemento norteador do trabalho a ser realizado nos próximos anos. Será utilizado como elemento central para novos debates e novas construções colaborativas com toda a rede, aprofundando as decisões e tornando o processo de implementação mais claro para todos, efetivo e propulsor da continuidade da alta qualidade de educação ofertada pelo Estado de Pernambuco para toda a população.